A galvanização é um processo que consiste em revestir um metal, ferro ou aço, com uma camada protetora de zinco, com o objetivo de evitar corrosão ou melhorar a aparência do metal.
Este método de proteção de metais foi descoberto por um cientista italiano chamado Luigi Galvani, e se popularizou no século XVIII.
Qual a importância da galvanização?
O processo de galvanização tem a finalidade de proteger o metal da ferrugem e decomposição, que naturalmente ocorre através da exposição a substâncias como água ou oxigênio.
É uma medida de extrema importante para a segurança das pessoas e a manutenção das cidades, visto que materiais como ferro ou aço estão presentes em tudo:
- pontes,
- construções,
- máquinas,
- automóveis,
- estruturas,
- tubulações,
- entre outros.
Se a galvanização não existisse, as estruturas de aço durariam bem menos, o que resultaria em um gasto muito maior de energia e minérios para fabricar novas peças, além do risco enorme às pessoas pela falta de uma estabilidade maior nas construções.
Como a galvanização protege o metal?
O zinco, quando se funde ao metal, torna-se um “metal de sacrifício”. Isso quer dizer que toda e qualquer corrosão advinda no futuro não irá desgastar o ferro ou aço já cobertos.
O zinco recebe todo e qualquer desgaste e protege completamente a peça de danos. Galvanizar a peça também colabora com a prolongação do uso, pois gera uma resistência à ação do tempo e mudanças de clima.
Quais são os métodos usados para galvanizar um metal?
Imersão a quente: este é o mais utilizado atualmente. Consiste em mergulhar a peça de metal em um banho de zinco ou liga de zinco fundido.
Este processo é feito em várias etapas, para que o aço esteja completamente limpo de impurezas e outras substâncias que dificultem o banho do zinco.
Possui as seguintes etapas: desengorduramento, decapagem ácida, fluxagem, banho de zinco e arrefecimento.
Este método é autorizado pelas normas NP EN ISO 1461:2012 – Revestimentos de zinco por imersão a quente sobre produtos acabados de ferro e aço; Especificações e métodos de ensaio;
- NP EN ISO 10684:2013 – Elementos de fixação; Revestimentos por galvanização a quente;
- NP EN 10346:2015 – Galvanização por imersão em Zinco quente de produtos planos de aço para conformação a frio;
- NP EN 10240:1998 – Revestimentos para proteção interior e/ou exterior de tubos de aço; Especificações para os revestimentos de galvanização por imersão a quente em instalações automatizadas.
Imersão em banho de zinco eletrolítico
Neste processo, os íons do zinco são ligados a um circuito elétrico de pólo positivo, denominado ânion.
Neste circuito, quando o aço (cátion) entra em contato com o zinco, imediatamente se atraem e o zinco se funde ao aço.
A imersão em zinco eletrolítico deixa o metal com alto brilho e aspecto uniforme, e pode ter coloração branca (zincado branco) ou amarela (bicromatizado).
Este método é legalizado pela seguinte norma: EN ISO 2081:2008 – Metallic and otherinorganiccoatings; Electroplatedcoatings of zincwithsupplementarytreatments on iron orsteel.
Cementação pelo zinco
Ideal para galvanizar pequenas peças. Elas são aquecidas a 500º graus em um tambor rotativo. O zinco em pó, ao ser aquecido em conjunto com as peças, se transforma em vapor e forma uma camada de liga metálica sob o aço. Este método é legalizado pela seguinte norma: EN 13811:2003 – Sherardizing; Zincdiffusioncoatings on ferrousproducts; Specification.
Processo contínuo de galvanização
Comumente utilizado para revestir chapas de aço. É um processo mais longo, e ainda que seja contínuo, pode ser subdividido. Possui 14 etapas, com início na tesoura de entrada e finalização na oleadeira eletroestática.
Quais são os benefícios da galvanização?
- Confere maior durabilidade e resistência dos equipamentos de aço;
- Reduz drasticamente a necessidade de manutenções, pois oferece maior resistência contra danos mecânicos;
- Maior sustentabilidade ambiental e reduz o uso de recursos naturais, já que o metal galvanizado, quando fora de uso, pode ser reciclado;
- Rapidez no processo de imersão a quente;
- Versátil e eficiente para diversos setores, entre eles oficinas, serralherias, meios de transporte, construção civil, indústria de automóveis, fabricantes de máquinas pesadas, armazenagem etc.
- Facilita a soldagem;
- Confere maior resistência quando o metal é exposto a altas temperaturas.