Os portões automáticos, assim como qualquer outro sistema de um condomínio, acabam se desgastando com o tempo de uso. Por conta dessa deterioração, alguns problemas relacionados ao mau funcionamento podem acontecer.

Então, além de problemas com os moradores, os trabalhadores do local também tendem a passar por situações complicadas. Isso sem contar que, quando os portões automáticos estão funcionando mal, a segurança é afetada diretamente.

Portanto, a única saída eficiente para todos esses problemas é a prevenção. Além disso, o síndico de um condomínio também deve ter cuidado ao comprar seus portões e contratar um serviço de manutenção preventiva.

Manutenção preventiva dos portões automáticos

Assim como qualquer sistema do condomínio, a tendência é que os portões automáticos se desgastem ao decorrer do tempo.

Devido a deterioração, alguns problemas relacionados ao mau funcionamento podem surgir, causando situações incômodas para os moradores e trabalhadores do condomínio.

Pois, quando um portão está desgastado ou apresentando mau funcionamento, a segurança do local é afetada diretamente. E, para evitar todos esses problemas, existe somente uma solução eficiente: a manutenção preventiva.

Dicas para comprar portões automáticos

Atualmente, os portões automáticos estão se tornando mais populares.

Isso porque, o conforto e a segurança são dois fatores de extrema importância, principalmente nos condomínios do Brasil.

Então, para comprar os portões automáticos para o seu condomínio, as seguintes dicas devem ser consideradas:

1. Identifique qual é o modelo mais adequado

Existem vários modelos que os portões automáticos são encontrados. Mas é muito comum que eles sejam encontrados em três deles:

  • Basculantes: Esse portão é aberto verticalmente, ou seja, ideal para quem busca economizar espaço;
  • Deslizantes: Nesse caso, o portão será aberto horizontalmente;
  • Pivotantes: Esses modelos são divididos ao meio, ou seja, abertos em duas partes. Sendo assim, ao investir no portão pivotante, ele será aberto de dentro para fora.

2. Busque uma empresa de confiança

Antes de mais nada, nem todas as empresas contam com a tecnologia necessária para automatizar seu portão.

Então, é de extrema importância que você busque por uma empresa especializada no assunto, pesquisando muito sobre as opções do mercado.

Quando você entra em contato com empresas com profissionais sem conhecimento técnico, problemas relacionados à estrutura do portão podem ser causados.

3. Use materiais que seja de alta qualidade

Por conta de toda a atratividade que os portões tendem a proporcionar para um ambiente, os síndicos devem considerar investir em materiais de alta qualidade, que sejam revestidos por madeira, aço ou alumínio.

Quando os portões são revestidos com material de alta qualidade, seu aspecto visual se torna melhor. Além disso, a tendência é que esses portões mostrem maior durabilidade e resistência. 

Qual a importância da manutenção preventiva?

De maneira geral, a manutenção preventiva do portão automático é essencial nos seguintes casos:

  • Para aumentar a vida útil de seus equipamentos, diminuindo o tempo para realizar uma nova troca;
  • Evitando problemas relacionados com o mau funcionamento, que podem ser estressantes para os moradores e trabalhadores do condomínio;
  • A manutenção preventiva é essencial para garantir segurança a todas as pessoas do local;
  • A manutenção preventiva dos portões automáticos evita gastos surpresas.

Por conta da correria do dia a dia, é muito comum que os síndicos acabem se esquecendo da importância da manutenção preventiva dos portões do condomínio. Mas isso já não é um problema, basta entrar em contato com uma empresa especializada no assunto.

Quando a manutenção preventiva é realizada, você evita gastos desnecessários e novos problemas referentes ao mau funcionamento do portão automático. Isso garante mais tranquilidade e segurança no cotidiano das pessoas.