A automação residencial é mais uma das grandes novidades tecnológicas do momento. Enfim, para as pessoas que gostam de aproveitar e usufruir de todas as novidades da tecnologia, essa é mais uma que visa facilitar o dia a dia.
Porém, antes de investir em uma das novidades da automação residencial, é importante conhecê-las a fundo. De acordo com dados da Aureside, as novidades da automação foram de aproximadamente 11,53% por ano entre 2014 e 2019.
Pensando no conforto e na segurança que a automação oferece, é fundamental conhecer todas as novidades do mercado que só cresce! Conheça, a seguir, quais são as principais novidades da automação residencial.
Novidades da automação residencial
A Inteligência Artificial é muito utilizada em território estadunidense e vem ganhando força no Brasil nos últimos anos. Afinal, essas tecnologias foram criadas para auxiliar as pessoas nas tarefas do dia a dia, entregando praticidade e facilidade.
Existem várias coisas que o Google Home ou a Alexa realizam, como fazer ligações automaticamente, tocar músicas ou demais funções. E essas informações são realizadas com comandos de voz, desde que o dispositivo esteja conectado à internet.
Ou seja, a automatização residencial é fundamental para quem busca por praticidade, mas quer ficar longe dos smartphones para realizar tarefas simples. E esse é um mercado que vem crescendo cada dia mais nos últimos anos!
1. Controle da Iluminação
Para criar um clima mais intimista, o controle da iluminação é a indicação. Além de tornar os cômodos alegres, é possível deixá-lo mais relaxante, tudo dependerá de sua própria vontade e de um comando simples.
Nos modelos premium do mercado, é possível encontrar cenários de iluminação que se alteram conforme o ritmo circadiano humano, que leva em consideração as respostas biológicas dos seres humanos.
2. Automatização das Cortinas
As cortinas automatizadas são muito mais do que um simples item de decoração. Além disso, quando são integradas ao ar condicionado ou demais sensores da temperatura, elas tornam o ambiente perfeito para aproveitar leituras ou assistir filmes ou séries.
Tudo isso a partir de um simples comando! Ou seja, ao investir nesse sistema de automação residencial, os moradores conseguem aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia.
3. Câmeras de Segurança
Desde que as novas tecnologias chegaram no mercado, as câmeras de segurança ganharam um novo aspecto. Agora é possível integrá-las ao sistema de automatização da residência.
Ou seja, além de conseguir uma resolução de imagem em 4k, é possível encontrar um sistema de armazenamento em nuvem eficiente e prático. Essas câmeras automatizadas também realizam o reconhecimento facial, além de possuir luz noturna, mapeamento inteligente, entre outros.
4. Sensores
Os sensores de água e de fumaça também ganharam um novo ar desde que a automatização chegou ao mercado. Com os sensores de água, por exemplo, é possível descobrir vazamentos na fase inicial.
Enfim, entre as principais vantagens da automação residencial, destaca-se a segurança que ela oferece aos moradores ou donos dos locais. Dessa forma, é possível ter conhecimento sobre um fato antes que ele gere mais problemas.
Afinal, assim que o equipamento reconhece algum problema, ele emite um alarme sonoro ou desliga o registro de água automaticamente. Esses equipamentos também fazem uma análise geral da bomba d’água.
5. Automação por voz
A maioria dos consumidores conhece ou já ouviu falar sobre os sistemas de automação por voz. Entre os principais modelos, destaca-se a Alexa, da Amazon, a Siri, da Apple, e o Google Home.
Ao investir em um desses equipamentos, os moradores começam a criar a casa dos sonhos. Mas elas não servem apenas para mostrar as outras pessoas, existem várias funções que ajudam no dia a dia dos moradores, entregando prática e facilidade.
Enfim, com um simples comando de voz, é possível iniciar todos os processos de automação do equipamento. Com esses sistemas, os usuários conseguem acender ou apagar as luzes, por exemplo.
Além disso, é possível fechar ou abrir as cortinas, dar início a uma música (seja de playlist ou individual), ligar o ar condicionado, entre outras funções simples do dia a dia. Neste caso, para dar início ao equipamento, é necessário utilizar a voz.
Assim que o sistema ouve o comando de voz, seja “começou a festa” ou “boa noite”, ele transformará sua residência.