O preço da automação do portão varia de acordo com o tipo de motorização escolhida e o material sobre o qual será instalada, a complexidade do local e o tipo de abertura (giratório ou deslizante).

A motorização do portal facilita a entrada e saída de sua casa ou local de trabalho e protege contra tentativas de arrombamento. O custo de um sistema de motorização depende obviamente do tipo de portão, mas também da solução adotada.

O preço de instalação de um portão motorizado varia de empresa para empresa. Veja os elementos a considerar para o seu projeto, estude as diferentes possibilidades e tenha uma ideia do preço da sua obra em poucos minutos.

Por que automatizar seu portão?

Desde o volante do seu carro, o sofá da sua sala ou graças a um código, um portão automático simplifica o seu dia a dia. Além de evitar que você se molhe em dias de chuva, economiza tempo e conforto no uso. Também é ideal para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida.

A automação do portal pode ser visualizada a partir da instalação de um novo portal, mas também pode ser adicionada a um portal existente.

Existem diferentes sistemas de automação de portões , a saber:

  • Automação de portões operados manualmente, automação econômica e fácil de instalar para portões leves. Pode ser hidráulica ou eletromecânica e ser fixada nas folhas ou na parede.
  • Um automatismo de portão cilíndrico, recomendado para portões pesados ​​e rígidos (principalmente aço). É imprescindível que este sistema seja montado por um profissional.
  • Uma automação de portão enterrado, reconhecida como estética porque o braço é invisível, mas infelizmente muito mais complexo de instalar.
  • Uma automação de portão ferroviário, instalada no terreno, o sistema mais simples e económico. Simples de montar, este sistema permite colocar o peso do portão sobre as rodas.
  • Uma automação de portão autoportante equipada com um sistema de orientação que permite que o portão deslize com facilidade. Recomendado para portas de alumínio e leves, mas fortemente desaconselhado para portas grandes e pesadas.

Preço da automação do portal: o que pesa na cotação

Diferentes aspectos podem aumentar ou reduzir o orçamento.

O preço da automação do portão varia muito dependendo do tipo de motorização escolhida e do material no qual será instalada, bem como da complexidade do local e do preço da mão de obra praticada pela empresa contratada.

Os valores também irão variar dependendo se é uma automação de portão de batente ou uma automação de portão de correr.

Orçamento médio

O motor de um portão deve resistir a muitos constrangimentos do terreno, do clima ou mesmo ao uso repetitivo do elemento exterior de carpintaria.

Além disso, o motor de um portão enterrado não deve ser apenas extremamente resistente, mas também inovador e eficiente.

Os profissionais de automação de portais aconselham sobre o sistema a adotar em função da localização do seu portal , do terreno onde está instalado, do material do portal e claro das suas expectativas.

Eles podem permitir que você receba 10% de IVA.

Melhor ainda, podem dar-lhe respostas concretas sobre os regulamentos e, em particular, sobre as regras de urbanismo a respeitar no seu município. O PLU (Plano de Urbanismo Local) deve ser consultado antes de qualquer modificação do seu exterior.

Ao nível do orçamento, não se esqueça também que o motor elétrico de um portão deve estar ligado à rede existente e que o preço pode ser mais elevado caso o local se revele complexo.

Por Tipo de Portal

O preço dos portões automáticos não é necessariamente superior ao dos portões manuais.

Tenha o cuidado de comparar com características equivalentes: um portão manual projetado em um material nobre e sofisticado, ou mesmo feito sob medida, pode em alguns casos ser mais caro do que um portão automático básico e padrão.

Contrato de manutenção

O contrato de manutenção deve ser tido em conta nos custos de um portão motorizado, tendo em atenção que a manutenção de um portão automático continua estritamente regulamentada por lei.

A norma EN 13.241-1 impõe a manutenção regular realizada por um profissional, em particular para portões de uso público.

Neste último caso, devem ser realizadas duas visitas anuais. O Código de Construção e Habitação especifica as regras a serem observadas em cada caso.

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!