Quem está pensando em comprar um portão automático para seu imóvel, precisa de algumas informações básicas antes.

Assim, na hora de comprar o portão automático, você fará uma compra certeira e não terá dor de cabeça! Confira!

Dicas para comprar portão automático

Siga essas dicas essenciais para você que quer comprar portão automático e não ter problemas depois.

Saiba o tipo ideal de portão para seu imóvel

A primeira dica é saber exatamente qual o tipo de portão ideal para seu imóvel. Isso dependerá não só do tamanho do portão, mas também da área ao redor dele.

É a dica primordial, pois, para fazer levantamento de preços, uma das primeiras perguntas a serem feitas será justamente qual o tipo de portão automático que se busca.

Existem, basicamente, três tipos de portões automáticos conforme a maneira que esses portões são abertos.

Portões basculantes são ideais para imóveis com pouco espaço lateral, por exemplo, pois os portões basculantes abrem verticalmente, o que ajuda a economizar bastante espaço.

No entanto, portões basculantes não são recomendados para imóveis comerciais que receberão veículos de grande altura, justamente por terem limitação de espaço no quesito altura.

portões deslizantes deslocam-se horizontalmente, portanto, necessitam de mais espaço em uma das laterais do imóvel, para a abertura.

E por último, portões pivotantes são aqueles que abrem-se em duas partes, ou para dentro, ou para fora, sendo divididos nessas duas partes.

Assim, o portão ideal para o seu imóvel é aquele que se encaixa nas características físicas do imóvel e também no estilo arquitetônico, além de ter o espaço necessário para sua instalação e demanda.

Entre em contato com uma empresa de confiança

Instalar um portão automático vai bem além do que somente cotar preços de peças e serviços. A instalação deve ser feita com maestria, justamente para o portão não dar defeito depois e te deixar na mão.

Por isso, a confiança e experiência da empresa é essencial. É fundamental ter bastante conhecimento sobre as tecnologias atuais, bem como alinhamento dos portões e funcionamento correto dos motores, por exemplo.

Afinal, erros nesses assuntos podem causar muitos problemas. Nem toda a empresa que vende portões sabe lidar com automatização de portões. Daí a importância de buscar uma boa empresa no ramo.

Bons profissionais nesse ramo te ajudarão a fazer escolhas mais assertivas sobre o tipo de portão, material e como manter o portão automático em bom estado por muito tempo.

Considere a manutenção preventiva como parte do orçamento

Muitas pessoas acham que automatizar um portão “custa apenas” motor e engrenagens. Mas, esquecem-se da manutenção preventiva que todo portão automático deve ter.

Dessa forma, de tempos em tempos, é necessário que um profissional avalie o funcionamento e as peças do seu portão automático. Caso seja necessária a troca de alguma peça, a empresa também será capaz de fornecer o orçamento e o valor do serviço.

Isso é fundamental para aumentar a vida útil dos portões automáticos e prevenir “surpresas” desagradáveis, como, por exemplo, o portão travar e te deixar com um enorme problema a resolver.

Portanto, na hora de avaliar o custo-benefício da automatização de um portão, não se esqueça de incluir a manutenção preventiva como parte desse orçamento.

Opte sempre por mais tecnologia

Há muitas vantagens na automatização de portões, sobretudo quando se avalia segurança, conforto e valorização do imóvel. Atualmente, existem vários materiais que possibilitam portões automáticos seguros, leves e que terão baixa manutenção.

É o caso, por exemplo, dos portões de alumínio. Ao contrário de um portão de madeira, o qual é bastante pesado e exige manutenção frequente, com envernização, além do risco de absorver água ou desalinhar, quando exposto à chuva ou sol, o portão de alumínio tem baixa manutenção.

O alumínio não demanda envernização, menos ainda corre o risco de “empenar” como a madeira, por exemplo. Quem tem portões de ferro também lida com o risco frequente de oxidação, além de serem portões bem pesados, o que demanda motores mais caros.

Por isso, a sugestão é por que não optar pela troca de um portão antigo, por um portão novo e mais tecnológico, que exigirá muito menos manutenção?

Seguindo essas dicas, ao comprar um portão automático para seu imóvel, você conseguirá a execução de um serviço adequado, sem dores de cabeça nem no presente, nem para o futuro do seu imóvel!