Muitas pessoas têm receito em adquirir um portão automático devido a um momento de queda de energia. Afinal, o que acontece com o portão automático quando falta luz?
Fique tranquilo (a), pois, tecnologias modernas também estão presentes no mundo dos portões automáticos.
Por isso, preparamos um artigo especial sobre o que acontece com o portão automático quando há a falta de luz! Veja a seguir.
Descubra o que acontece com o portão automático quando falta luz!
A ocorrência de falta de luz é algo possível de acontecer, porém que quase sempre não é possível prever. Em empresas, serviços essenciais e condomínios, existe gerador para alguns pontos.
No entanto, cada tipo de portão tem um sistema próprio, que pode sofrer (de diferentes formas) com a queda de energia elétrica.
Vale lembrar que todo portão automático tem seu motor ativado e funcionando graças à energia. Sem essa energia vindo ao motor, o portão não abrirá nem fechará.
Caso a queda de energia ocorra exatamente durante a abertura ou fechamento do portão, é capaz do portão ficar semiaberto.
Porém, para todos os cenários, é possível resolver a situação, mesmo em ausência de energia elétrica. Tudo depende do tipo de instalação feita no portão e as opções disponíveis.
Vamos ver o que acontece com o portão automático quando falta luz. Confira!
Portões automáticos com bateria
Uma boa opção para que portões automáticos não deixem de funcionar caso falte energia é a instalação de baterias.
Assim, caso haja queda de energia, não haverá nenhuma modificação para os usuários, visto que os portões continuarão abrindo e fechando normalmente, porém sendo alimentados pelas baterias.
Aqui vale uma ressalva: é fundamental que as baterias sejam constantemente checadas, para ver se estão carregadas, justamente para que não estejam inadequadas, para quando chegar o momento de serem acionadas.
Não adianta nada optar pela instalação de baterias e nunca checá-las ou nunca substituí-las após vários anos. Provavelmente, elas não vão funcionar de maneira adequada quando houver queda de energia.
Essas baterias podem ter um custo mais elevado a longo prazo, pois, necessitam ser trocadas de forma frequente, para justamente poderem funcionar quando forem acionadas. Porém, a curto prazo, são a maneira mais “em conta” do portão automático funcionar normalmente em caso de queda de energia.
Exatamente devido ao seu custo e necessidade de troca, algumas empresas já oferecem soluções mais ecológicas. Dessa forma, a instalação de baterias pode ser uma boa opção para quem não deseja investir em uma tecnologia ligeiramente mais onerosa, porém mais sustentável, que é a próxima opção.
Portões automáticos com painéis solares
Se as baterias funcionam perfeitamente, elas trazem o incômodo de não serem sustentáveis e terem que ser repostas, de tempos em tempos. Já os painéis solares são permanentes e representam uma ótima opção de energia renovável, limpa e bastante ecológica!
Quando for fazer a instalação do seu portão automático, converse com a empresa sobre a instalação de um painel fotovoltaico, para alimentar o portão em caso de queda de energia.
Embora essa possa parecer uma opção mais cara, a princípio, com o passar do tempo, torna-se uma opção mais barata, pois não precisa de troca.
Além disso, os painéis fotovoltaicos atuais conseguem captar energia solar até mesmo em dias nublados. Portanto, isso não é uma preocupação.
Abertura manual
Por último, você não precisa ficar preocupado (a) sobre a impossibilidade de sair de um imóvel, ou mesmo adentrar, caso falta energia elétrica.
Todo portão automático possui uma forma de ser desconectado da energia elétrica, podendo ser aberto ou fechado manualmente.
Vale lembrar que com o retorno da energia elétrica, é fundamental “religar” o portão automático, para que ele retorne ao seu funcionamento por energia.
Afinal, o que acontece com o portão automático quando falta luz?
Caso o portão automático tenha baterias ou painéis fotovoltaicos, o portão funcionará normalmente, sem qualquer necessidade de ação por parte dos usuários ou da portaria.
Porém, caso isso não esteja disponível, o portão ficará imóvel, sem abrir ou fechar. Daí a necessidade de desligá-lo da corrente elétrica e usar a alça manual, para executar sua abertura ou fechamento de modo manual.
Depois, com a volta da energia, é necessário religar o portão, para que ele volte a funcionar usando a energia elétrica normalmente.
Vale a pena buscar informações com a empresa que fez a instalação do seu portão automático, justamente para deixar claro onde é a alça manual e como desconectar o portão da energia elétrica. São ações simples, que qualquer pessoa pode fazer, mas é fundamental ter o conhecimento para poder executá-las de forma adequada, caso falta energia.