Portões pivotantes podem ser uma ótima opção para quem busca maior segurança para seu imóvel. Mas, eles não são somente a única opção automatizada que existe.

Por isso, se você se interessou por portões pivotantes, vamos falar sobre as principais indicações desses tipos de portões e como você pode deixar seu imóvel mais seguro com eles. Confira!

O que são portões pivotantes?

Portões pivotantes são portões que abrem para as laterais e são bastante comuns em lares brasileiros. De fato, esse tipo de portão pode ter uma ou duas folhas, dependendo do espaço disponível e também do que o cliente deseja para seu estabelecimento.

O design desse portão não ocupa grande espaço físico, quando fechado. Porém, quando aberto, o portão pivotante necessita de espaço, na calçada e até mesmo na rua, para que possa ser aberto com tranquilidade.

Os portões pivotantes podem ter abertura manual, ou então, serem automatizados. No caso de portões automatizados, quem adentra o estabelecimento não tem necessidade de descer do seu veículo e abrir o portão, que pode ser acionado com um controle, do lado de fora, por exemplo.

Com a automatização, a sua entrada na residência ou no imóvel comercial fica mais segura, pois, não há necessidade de você abrir o carro ou descer do veículo, podendo acionar o portão facilmente com um dispositivo internamente no seu veículo.

Vantagens portões pivotantes

Existem muitas vantagens em escolher um portão pivotante para seu estabelecimento. Vamos ver algumas delas:

  • Maior segurança para seu imóvel;
  • Pode ser acionado tanto pelo lado externo do imóvel, quanto pelo lado interno;
  • Não tem limitação em relação à altura;
  • Pode ter abertura tanto para fora quanto para dentro;
  • Pode ter abertura manual ou ser automatizado;
  • Apresenta várias opções de materiais e estilos, para combinar com seu estabelecimento;
  • Boa durabilidade, quando o material certo é escolhido;
  • Não necessita de elevado número de manutenções.

Assim, fica mais fácil você começar a refletir sobre um portão pivotante em seu imóvel e se essa é uma boa opção para você.

Indicações de portões pivotantes

Agora, vamos falar sobre as principais indicações para portões pivotantes. Com conhecimento das principais indicações desse tipo de portão, fica mais fácil você decidir se ele é a melhor opção para seu estabelecimento.

A primeira indicação e a mais importante em relação a portões pivotantes é em estabelecimentos com bastante área, sobretudo na calçada, para a abertura do portão.

Essa é a primeira indicação para um portão pivotante, devido à maneira que o portão é aberto, quando acionado. Lembre-se que um portão pivotante abre-se para a lateral. Assim, ele não pode ter um espaço reduzido, a meia altura, o que interromperá sua abertura.

Portanto, a primeira indicação é verificar se você possui espaço, na calçada, para que esse tipo de portão possa ser aberto com tranquilidade.

Outra indicação importante para portões pivotantes é um local em que não há tanta movimentação de pedestres. Afinal, com maior movimentação de pedestres na calçada, por exemplo, ficará mais difícil conseguir abrir esse portão com pessoas transitando à sua frente.

Por isso, avalie qual é a movimentação à frente do seu estabelecimento, para refletir se um portão pivotante, nesse local, sendo aberto frequentemente, não atingirá as pessoas.

Como escolher o melhor portão pivotante?

Agora que você já refletiu e decidiu que um portão pivotante é a melhor indicação para você, como escolher o melhor?

Existem alguns fatores a serem considerados, para optar por um bom portão pivotante. A começar, pelo material com o qual ele é feito.

Considere materiais bastante resistentes às variações climáticas, sobretudo sol e chuva. O ideal é optar por materiais metálicos, com boa resistência e durabilidade. Existem opções de ferro, aço, alumínio, mas também há opções de portões pivotantes em madeira.

Também opte por uma pintura eletrostática epóxi, a qual permite maior proteção do material.

Caso deseje que seu portão pivotante seja automatizado, busque motores de qualidade, que consigam suportar a demanda de abertura e fechamento, sem grande necessidade de manutenção. Mas, lembre-se que sempre que se tem um portão automatizado, o mínimo de manutenção do motor será necessário.

Você pode optar por motores, colocados junto às folhas e que são colocados junto às colunas, onde o portão é instalado. Faça uma pesquisa com fornecedores confiáveis e você não terá dores de cabeça ao optar por um portão pivotante automatizado.