As eclusas/clausuras são um sistema de segurança implementado para garantir mais controle, sem a necessidade de existir contato físico por parte dos vigilantes ou outras pessoas.

O uso das eclusas/clausuras é muito comum em condomínios. Além disso, elas estão sendo cada vez mais implementadas. Essa é uma medida para diminuir o índice de crimes que acontecem nos patrimônios que só crescem nos últimos anos.

E, com um índice cada vez maior de crimes nesses patrimônios, a segurança nesses locais também deve aumentar. Portanto, a eclusas/clausuras é uma medida eficiente e que protege, tanto os moradores do condomínio quanto os trabalhadores do local.

O que são eclusas/clausuras?

Basicamente, as eclusas/clausuras são um sistema de segurança, formado por duas barreiras. Esse sistema é, geralmente, constituído por dois portões, facilitando o acesso e saída dos indivíduos no condomínio.

Atualmente, o uso desse sistema está se tornando maior, principalmente pelo crescente índice de criminalidade. E, na medida que esses crimes ocorrem, a tendência é que mais segurança seja desenvolvida.

As eclusas/clausuras são usadas tanto para o acesso de pedestres quanto de veículos. Além disso, ela evita que pessoas não autorizadas entrem no condomínio, diminuindo também os riscos de invasão no local.

Como as eclusas/clausuras devem ser utilizadas no condomínio?

É fundamental que o uso das eclusas/clausuras sigam todas as regras de acesso que estão previamente estabelecidas. Nesse caso, é importante ter profissionais que aprendam e saibam como segui-las, como porteiros ou vigilantes do condomínio.

Além disso, é importante que os moradores do condomínio também conheçam quais são as regras e as sigam.

De maneira geral, para que essa eclusa funcione, no momento que o indivíduo se identifica, o primeiro portão é aberto. Depois disso, o indivíduo entra e o portão é fechado até o momento em que o segundo portão seja liberado para acesso.

Vale ressaltar que, para que esse modelo funcione sem apresentar nenhuma falha, é necessário ter um sistema automatizado. Isso aumenta a segurança do ambiente, evitando que os dois portões fiquem abertos.

Como é o controle correto da eclusa nos condomínios?

Para o controle da portaria, as seguintes dicas devem ser seguidas:

  • Qualquer visitante deve esperar na eclusa até que sejam devidamente identificados. Incluindo os próprios moradores e seus familiares;
  • É necessário que o morador libere a entrada de desconhecidos no condomínio, para que então eles tenham acesso ao ambiente;
  • É indicado que a eclusa tenha uma cobertura, principalmente para evitar as chuvas. Dessa forma, o visitante aguarda com conforto a sua liberação no condomínio;
  • Nenhum dos portões devem permanecer abertos;
  • É necessário que a eclusa de um condomínio seja constituída por um material resistente, seja com portões ou barras grossas. Não é recomendado o uso de vidros e acrílico para a composição de seu sistema, por questões de segurança.

No caso dos entregadores, alguma regras também devem ser seguidas na implementação de eclusas/clausuras no condomínio, são elas:

  • No caso dos condomínios que não possuem um guarda-volume, o porteiro deve falar para o entregador esperar pelo morador. Mas é recomendado que o contato físico seja evitado;
  • O uso de um guarda-volume deve ser considerado, principalmente para aumentar a segurança dos porteiros do condomínio. Nesse caso, a entrega é feita sem nenhum contato físico com o entregador.

Além disso, no caso de instalar uma eclusa na garagem, as seguintes dicas devem ser consideradas:

  • É recomendado que um sistema de intertravamento seja utilizado, evitando que os portões abram ao mesmo tempo;
  • É necessário que essa eclusa tenha espaço para mais de um veículo, evitando transtornos;
  • Nos horários de pico, é recomendado que o sistema de intertravamento seja desabilitado.