Escolher um portão para sua casa pode não ser a tarefa mais simples, quando há tantas opções no mercado. Mas, é fundamental ter conhecimento sobre os produtos e também sobre o que você deseja para sua residência.
Afinal, um portão não é um elemento muito barato. Por isso, bom planejamento é essencial para que a escolha seja a melhor possível.
Dessa forma, quando um cliente consegue escolher um portão para sua casa, ideal, planejado, esse portão ficará por anos e dando bastante satisfação para quem o escolheu. Por outro lado, uma escolha errada acarretará bastante arrependimento.
Portanto, se você acha difícil escolher um portão para sua casa, sem errar, vamos te dar algumas dicas do que você precisa analisar antes de fazer essa escolha!
Área do Portão
A primeira informação essencial para escolher o portão para sua casa é saber a área disponível para colocação do portão.
Como se trata de uma residência, é fundamental que os veículos consigam passar com tranquilidade. E lembre-se que você pode mudar de veículo com o passar dos anos. Por isso, calcule sempre 1,5 m a mais da largura do seu veículo, para que ele passe com tranquilidade pelo portão já instalado.
Outra informação importante é a altura do portão. Geralmente, se calcula uma altura de 2,4 m, para garantir a segurança da residência.
Mas, lembre-se que se você desejar um portão mais alto, terá que fazer mais força para conseguir abri-lo, seja manualmente ou através de um motor, para portões automáticos.
Portões prontos ou planejados?
Uma dúvida bem comum em quem está para escolher um portão para sua casa é optar por portões prontos, desses vendidos em lojas de material de construção, ou então, fazer um portão planejado.
Lembre-se que portões prontos já vem em estilos e tamanhos preestabelecidos. Ou seja, você não conseguirá adaptá-los ao tamanho que necessita, nem ao estilo que deseja.
Eles custam mais baratos e você não precisa aguardar o tempo de produção, mas quando se pode fazer um portão planejado, levando em consideração o tamanho desejado, bem como o estilo que você deseja, as chances de você acertar, acabam sendo maiores.
Tipo de portão
No mercado, existem diversos tipos de portão: há portões de correr, portões basculantes ou portões pivotantes, por exemplo.
A melhor escolha dependerá, além da área na qual o portão será instalado, também do entorno da residência.
Um exemplo, um portão de correr, que abre para fora, localizado em uma calçada com grande fluxo de pedestres, acaba sendo bastante complicado.
Já um portão basculante, no qual há uma árvore pesada, grande, sobre a área do portão, impedindo sua abertura, também acaba sendo uma limitação.
Por isso, estude bem não só a área específica do portão, como também a calçada onde está situada sua residência, para escolher a melhor opção.
Há também diferentes materiais, com os quais um portão pode ser feito: aço, aço galvanizado e alumínio, por exemplo. Portões de ferro, mais antigos, não costumam mais ser feitos, por serem pesados e sofrerem oxidação.
Os portões de aço galvanizado são os que mais duram e não sofrem oxidação com facilidade. Já os portões de alumínio são mais leves, por isso, pense bem qual material escolher para o seu portão.
Automático ou manual
Uma dúvida muito comum: o que é melhor, um portão automático ou um portão manual?
Bem, depende obviamente da verba que você tem para a instalação de cada sistema. Um portão manual, ou seja, que dependerá de alguém para abri-lo, custa menos do que o mesmo portão automatizado.
Mas, um portão automatizado permite maior segurança, pois, o morador não tem que sair de dentro do seu veículo para abrir o portão.
Além disso, em um dia de chuva, ter um portão automático, além de garantir mais segurança, também garante mais conforto.
Para quem tem alguma dificuldade de mobilidade, optar por um portão automático acaba sendo sempre a melhor opção.
Mas, para optar pela automatização do portão, escolha uma empresa com bastante tempo no mercado, para calcular o melhor tipo de motor e como esse motor será instalado.
Lembre-se também que motores para abertura de portões vão necessitar de manutenção periódica. Por isso, ponha na ponta do lápis se você vai conseguir cuidar da manutenção preventiva do portão automático.
Em uma residência, o número de ciclos (abertura e fechamento) do portão por dia é bem menor, por exemplo, do que em um edifício, com um alto número de moradores. Por isso, a manutenção preventiva tende também a ser mais barata em uma residência.
Com essas informações e bastante planejamento, você não terá problemas para escolher o melhor portão para sua residência, aliando segurança, beleza e tranquilidade para sua casa!