Hoje em dia, a segurança é um dos temas mais discutidos e priorizados nos lares brasileiros, os portões automáticos em Florianópolis se tornaram um item muito importante para manter toda a família em segurança. Além da segurança, que é uma questão prioritária, deve-se frisar que ele traz praticidade e comodidade.

No entanto, é necessário estar atento com alguns detalhes antes de escolher o modelo mais adequado para sua residência. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa verificar. Confira a seguir.

Dicas para escolher os portões automáticos em Florianópolis mais adequados

Espaço disponível para instalação

portão chapa negativa vidro

Primeiramente, esse é o ponto inicial que deve ser levado em consideração no momento da escolha. O tamanho disponível para instalação determina qual será o tipo de abertura que será mais adequado para o espaço, já que existem diversas opções disponíveis.

Além disso, deve ser considerado, que ser recomendado a instalação de novas colunas para que exista um contrapeso nas laterais, o que pode reduzir a largura da entrada. No entanto, as medidas precisam assegurar que será possível a passagem de veículos de forma confortável e com o mínimo de riscos, bem como a circulação das pessoas.

Tipos de sistemas de aberturas

Apesar da variedade de sistemas de aberturas de portões automáticos em Florianópolis, existem alguns tipos que são mais comuns, onde podemos elencar 3 tipos:

  • Basculante: A abertura desse tipo acontece por cima, onde o portão fica suspenso enquanto estiver aberto. Para esse tipo de sistema de abertura é importante verificar se a altura do veículo é compatível com o espaço deixado pela abertura do portão. Além disso, o espaço interno precisa comportar o portão que estará suspenso.
  • Pivotante: Esse tipo de sistema de abertura é um pouco diferente do anterior, pois ele abre para a parte de dentro nas folhas do portão, como se houvesse dobradiças. É um sistema que necessita de constante manutenção, principalmente se houver exposição direta e constante ao sol.
  • Deslizante: É um dos sistemas mais comuns de aberturas de portões automáticos em Florianópolis, ele abre correndo sobre trilhos. Ele necessita de uma largura maior do que os demais apresentados para que seja possível que ele deslize por completo. A manutenção para esse tipo de sistema é menos frequente.

Cada um dos tipos de sistemas de aberturas dos portões automáticos em Florianópolis apresentados até aqui tem requisitos diferentes, que precisam ser avaliados com cautela no momento da escolha. Principalmente em relação ao espaço disponível e a frequência de manutenção.

Materiais disponíveis para o portão

Esse é o segundo ponto mais importante que deve ser pensado com carinho no momento da escolha do seu portão automático. Existem algumas opções que são mais comuns e que tem uma procura maior no mercado, como:

  • Alumínio: Ele possui um custo mais elevado, já que necessita de menos manutenção do que os demais. O motor para esse tipo de portão pode ter uma potência menor, já que o alumínio possui um material mais leve do que os demais.
  • Madeira: De todos os materiais, a madeira é o que mais exige manutenção recorrente, não apenas pelo motor, mas também pela pintura. Já que existe a necessidade da pintura recorrente e aplicação de verniz para manter o brilho e a cor.
  • Ferro: Possui o preço mais acessível do que os demais. No entanto, a manutenção precisa ser recorrente, principalmente em relação à pintura. Como possui um material muito mais pesado, ele precisa de uma manutenção recorrente, pois o motor será muito mais exigido. Além disso, ele leva vantagem em relação ao quesito das possibilidades de desenhos, que permite mais formas, já que é muito mais maleável.

No entanto, não são os únicos materiais disponíveis, é possível trabalhar com outros materiais. Os principais aspectos que devem ser levados em consideração para essa escolha é o preço, a durabilidade, os custos envolvidos na manutenção e por fim, a estética e harmonia com o imóvel.

Fechado ou vazado?

Essa é outra decisão que precisa ser pensada no momento da decisão, pois cada um dos tipos influencia diretamente na sua privacidade e segurança da sua residência. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os dois padrões possuem suas particularidades, com prós e contras.

O vazado possui uma ventilação melhor, além de possibilitar a entrada de iluminação natural. Mas, possibilita que as pessoas na rua possam visualizar uma parte da frente do imóvel.

Já o padrão fechado, tem vantagens e desvantagens inversas ao modelo anterior. Ele também mais pesado do que o modelo anterior, o que eleva o trabalho do motivo, que precisa estar na potência mais adequada.