Não há necessidade de sair do carro para abrir o portão automático sem energia elétrica. Os modelos mais recentes funcionam com energia solar e podem ser controlados a partir de um smartphone.

Longe dos holofotes de mercados como smartphones ou automóveis, o mundo dos portões elétricos está evoluindo e ganhando autonomia. Por um lado, porque os novos portais elétricos se beneficiam da democratização da casa conectada. Por outro lado, eles agora podem usar energias renováveis ​​e se destacar da rede elétrica tradicional.

Um portão automático sem energia elétrica

Um portão elétrico é tradicionalmente composto por três elementos: um portão (deslizante ou giratório), um motor para movê-lo e sensores para ativá-lo remotamente. Tudo precisa ser abastecido com eletricidade para funcionar, e foi aí que as coisas aconteceram. Não é mais necessário conectar o portão elétrico à rede elétrica da casa, pois existem soluções alimentadas por energia solar.

A instalação permanece essencialmente a mesma: basta adicionar uma bateria e um painel fotovoltaico para desconectar da tomada elétrica. As primeiras vantagens são óbvias, ecológicas e econômicas.

Mas esta solução também é prática: o painel solar alimenta a bateria que terá energia suficiente para acionar o portal à noite, em dias nublados ou mesmo em cortes de energia.

Basta atentar para a capacidade e potência da bateria para que ela corresponda aos recursos exigidos pelo motor, que por sua vez depende do peso do portão.

Um portão conectado que você pode abrir onde estiver

Os novos portões não precisam mais receber um sinal de um controle remoto próximo para serem ativados. Na verdade, algumas marcas oferecem ecossistemas completos e centralizados que podem ser controlados a partir de um smartphone.

Você nem mesmo precisa revisar toda a sua configuração para “conectar” portais antigos, conectar um novo receptor pode ser o suficiente. As tecnologias de conexão variam por marca e modelo. Alguns são proprietários, outros são muito comuns (Wi-Fi ou rádio).

Por exemplo, a Somfy oferece sua própria caixa de automação residencial, chamada Tahoma.

Essa caixa centraliza os pedidos de todos os equipamentos compatíveis – de Velux a Philips, a lista de marcas parceiras é longa – para que possam ser controlados a partir do aplicativo móvel da Somfy.

A caixa Tahoma também é compatível com Alexa e Google Assistant para controlar seus dispositivos usando comandos de voz e criar rotinas.

As vantagens de um portão automático

A principal vantagem deste sistema é obviamente permitir a abertura e o fecho sem esforço. Então, ele economiza tempo, torna-o fácil de usar e é simples e durável de usar.

Além disso, oferece boa resistência às tentativas de arrombamento, bem como detecção segura de movimentos ao abrir ou fechar.

Finalmente, um alarme, monitoramento remoto e um detector de presença acompanham o portão quando ele é adquirido. Além disso, em caso de falha de energia, o portão pode sempre ser aberto ou fechado manualmente.

Quanto ao preço, este varia, dependendo da escolha do portão, do material e das opções que o cliente pretende. Na verdade, existem vários sistemas de automação: com braços, com cilindros, com rodas integradas no portão ou enterradas (o mais caro) no caso de um portão automático de batente.

Para o portão deslizante automático, é feita uma distinção entre o sistema de trilhos montado no piso ou autoportante.

As várias fontes de energia do portão automático

Como fonte de energia, o portão automático opera utilizando energia elétrica produzida por bateria ou energia solar produzida por painéis solares. Este último é o mais recomendado, por ser ecológico.

Em outras palavras, a motorização solar respeita o meio ambiente. Além disso, é mais econômico do que eletricidade. Alguns fabricantes oferecem um motor solar integrado no portão, operando graças a um painel solar.

Este modelo foi concebido para se adaptar a todos os tipos de portões, nomeadamente de batente ou de correr.

Escolha o portão automático sem energia elétrica

Do portão automático mais simples às soluções mais avançadas, aqui estão muitas referências para equipar uma casa.

O mundo dos portais automáticos e da domótica pode ser difícil de compreender: para o ajudar na sua escolha, pode contar com um competente serviço de apoio ao cliente que o encaminhará para a solução que melhor se adapta à sua situação.