Um portão automático acompanha diversas vantagens, mas também tem algumas desvantagens que devem ser conhecidas antes de optar por este tipo de equipamento.

Considerar os benefícios e pontos negativos é importante em qualquer decisão, inclusive aquelas que atingem o seu imóvel. Por isso, se você está construindo ou deseja reformar a propriedade, precisa comparar esses fatores.

Quais são as vantagens do portão automático?

Optar por um portão automático é uma escolha que acompanha diversos benefícios, conheça os principais deles.

Conveniência

Já passou pelo incômodo de ter que sair do veículo para liberar a passagem dele em um dia de chuva? Pois saiba que com um portão automático isso não seria necessário, pois basta acioná-lo à distância para que ele abra ou feche.

Essa é uma das principais vantagens do portão automático: conveniência. Ela proporciona mais conforto ao seu dia a dia. Nunca mais interrompa seus afazeres para permitir que um familiar ou uma visita adentre na sua propriedade. Libere a passagem à distância!

Este fator evita perdas de tempo desnecessárias, estresses que poderiam ser evitados, exposição a intempéries e até mesmo a perigos urbanos.

Segurança

A segurança é, sem sombra de dúvidas, um dos benefícios centrais que um portão automático pode oferecer a uma propriedade.

Este tipo de equipamento permite que você tenha maior controle sobre a sua propriedade. Você é quem decide quem pode entrar na propriedade, de modo que evita presenças indesejadas.

O portão automático abre e fecha em uma velocidade maior do que aquela apresentada pelos portões manuais. Portanto, sua presença faz parte das estratégias de proteção da sua propriedade contra invasões.

Outra questão importante se revela na desnecessidade de sair do veículo e se expor para realizar a abertura e a fechadura do portão. Os passageiros permanecem dentro do automóvel até adentrar no imóvel.

Ainda, as vantagens do portão automático incluem o fato de que seu arrombamento pode ser dificultado pela presença de travas de segurança. Isso aumenta ainda mais a proteção que ele oferece à propriedade.

Estética

É possível usar o portão automático para melhorar a estética do seu imóvel. Ele, afinal, é uma parte importante do imóvel, especialmente por ficar em frente a ele e, assim, ser responsável pela primeira impressão que ele passa aos transeuntes.

O portão pode trazer toques de beleza ao imóvel, bem como de modernidade, o que se deve principalmente por ele se apresentar em diferentes modelos, cores e materiais, de modo que você pode escolher os mais adequados para a sua propriedade.

Valorização do imóvel

Instalar um portão automático é uma forma de valorizar a sua propriedade. Esse investimento se revela pela junção de fatores: estética, praticidade, segurança e modernidade.

Dessa maneira, caso você considere no futuro vender seu imóvel ou alugá-lo, saiba que o portão automático poderá fazer com que o valor de mercado dele suba.

Quais são as desvantagens do portão automático?

Assim como o portão automático tem vantagens, ele também possui algumas desvantagens.

Investimento inicial

Um dos pontos que pode tornar o portão automático uma opção não tão atrativa é o investimento inicial. Afinal, é necessário comprar o material dele, o motor, eventuais equipamentos de segurança adicionais e garantir a instalação.

Apesar disso, é necessário lembrar que não se trata de um gasto à toa, mas de um investimento que oferece segurança, modernidade e praticidade à propriedade.

Dependência da energia elétrica

Alguns tipos de portões automáticos tem como desvantagem a dependência à energia elétrica. Por isso, quando há quedas no abastecimento, eles se tornam inúteis e requerem abertura e fechamento manual.

Apesar de isso ser um ponto negativo, ele tem solução. Hoje é possível adicionar uma bateria com painel fotovoltaico, que abastece o portão com energia proveniente dos raios solares. Além de baratear seus custos, essa também é uma escolha sustentável.

Ainda vale a pena ter um portão automático?

Tendo em vista as desvantagens e as vantagens do portão automático, a resposta é sim! Seus benefícios superam os pontos negativos e estes possuem soluções.

Por isso, se você tem interesse em modernizar sua propriedade e deixá-la mais prática, segura e confortável, entre em contato com a SPF Portões, que tem anos de experiência no mercado e está à disposição para ajudar você a fazer a melhor escolha.

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!