Se você tem um portão e está considerando deixá-lo automático, então precisa de muita informação sobre o automatizador do seu portão. Afinal, como escolher dentre tantas opções no mercado? Conhecimento é a palavra-chave!
Então, vamos te falar tudo o que você precisa saber sobre o automatizador do seu portão, para você fazer uma boa escolha na hora de transformar seu portão. Confira!
Por que automatizar seu portão? Vantagens e desvantagens
Realizar a automatização de um portão resulta em diversas vantagens, tais como:
- Maior segurança, pois, não há necessidade de sair do veículo para abrir o portão;
- Mais conforto;
- Maior acessibilidade.
Ou seja, você fica mais seguro, não precisa nem sair ou estar do lado de fora do estabelecimento para abrir o portão e isso traz muito mais conforto, sem você precisar sair na chuva, por exemplo, para abrir o portão.
Portanto, reflita sobre essas vantagens, ao decidir pela automatização do seu portão. Mas, claro, como tudo na vida, há também algumas desvantagens, tais como:
- Maior custo de manutenção;
- Necessidade de materiais de qualidade;
- Considerações sobre ciclo, tempo, peso do portão, demanda, dentre outros fatores.
Isso tudo deve ser considerado antes de optar pela automatização do seu portão.
O que considerar quando optar pela automatização do portão?
Agora que você já decidiu deixar seu portão automático, veja algumas importantes considerações que você precisa fazer.
Considere o material do portão e do automatizador
Primeiramente, é preciso considerar o material do qual o portão é feito e também o material do automatizador.
Caso seja um portão exposto ao ambiente externo, ou seja, que receberá chuva e sol, você precisa considerar um automatizar bastante resistente às intemperes climáticas.
Dentre as várias opções do mercado, materiais inoxidáveis são sempre as melhores escolhas. Afinal, esses materiais não vão sofrer com a ação do tempo.
Portanto, tanto para o portão quanto para automatizador, escolha materiais inoxidáveis.
Pense na demanda e nas características do portão
Quando você analisa os sistemas presentes no mercado, não somente o peso do portão deve ser considerado, mas sim a demanda que aquele portão será submetido.
Há diferenças, por exemplo, de um portão de uma residência, que só será acionado uma vez pela manhã e outra vez, pela noite, e um portão de um prédio, acionado inúmeras vezes durante o dia.
O tempo que aquele portão será mantido aberto também deve ser considerado. Isso tudo deve ser considerado quando se pensa no ciclo operacional do sistema.
Só para você ter uma ideia: existem portões basculantes, pivotantes e deslizantes. Portanto, só aí já temos 3 possíveis variações de como um portão pode ser automatizado. A melhor opção depende da área que você tem e como é o seu portão.
Além disso, o tempo de abertura para automatizadores convencionais é de 16 segundos. Há também a velocidade intermediária, que é de 8 segundos e há o rápido, de 3,5 segundos. Considere quanto tempo você demora pra entrar e se quem usa o portão precisará de mais tempo ou menos. Lembre-se de pensar na demanda que aquele portão terá.
Isso é importante, pois, um portão com alta demanda, mas com um automatizador que não suporta essa demanda, tem grandes chances de “quebrar” frequentemente, o que não é algo desejável.
Reflita também sobre o peso que seu portão tem e até quanto determinado automatizador suporta do peso. Há automatizadores que suportam desde 350 kg até quase 3 toneladas. Ou seja, depende muito de caso para caso.
Escolha equipes profissionais
Na hora de escolher o automatizador, opte por equipes profissionais. De fato, quem é profissional no ramo saberá indicar as melhores opções, conforme cada caso. Lembre-se que cada caso é um, existem diferentes tipos de portão, com demandas completamente diferentes. E para cada uma, há diferentes opções no mercado.
Daí a importância de contratar profissionais da área para executar o melhor projeto.
Com esses cuidados, certamente você fará uma excelente escolha de automatização, ideal para o seu portão. Não esqueça de já se preparar para as manutenções preventivas, afinal, você quer seu portão automático sempre funcionando, perfeitamente, certo? E as manutenção aumentam bastante as chances de você não ter problemas no futuro.