Quem deseja ter um portão automático em seu imóvel residencial ou comercial, precisa estar atento a algo que pode acontecer para alguns tipos de portões: ferrugem! Mas, são todos os portões que enferrujam? Não! E qual tipo de portão automático não enferruja?

Antes de falarmos sobre o problema de portões automáticos que enferrujam e quais os tipos de portões automáticos que não enferrujam, vamos descrever os diferentes tipos de materiais com os quais os portões são fabricados.

Assim, você vai conseguir entender quais são os tipos de portões que não enferrujam e quais são as melhores escolhas para o seu imóvel. Confira!

Materiais para portões automáticos

Os portões automáticos podem ser feitos de diferentes tipos de materiais, sendo eles: madeira, alumínio, ferro ou aço galvanizado. Vamos descrever as principais características de cada um deles a seguir. Dessa forma, você entenderá com mais facilidade qual tipo de portão automático que não enferruja.

Madeira

Um dos materiais mais antigos para portões automáticos é a madeira. Ela apresenta algumas vantagens e desvantagens.

A vantagem é que a madeira, quando bem cuidada e bem mantida pelo proprietário do imóvel, resulta em um portão bem bonito, esteticamente falando.

Mas, as desvantagens também são algumas. Para começar, é um material mais pesado do que outros, portanto, vai precisar de um motor mais potente.

Também necessita de manutenção constante, que inclui envernização. Afinal, a madeira tem a característica de absorver muito a água. Dessa forma, se for uma região que chove muito, mesmo com boa manutenção, pode não ser o material mais indicado.

Além disso, a madeira não enferruja, mas os pregos que prendem as tábuas que formam o portão sim.

Alumínio

Um dos melhores materiais para portões automáticos é o alumínio. Para começar, é um material bem leve, o que resulta em portões leves, exigindo pouca potência dos motores.

Além disso, sua manutenção é baixa, pois, o alumínio não enferruja e não há necessidade de nenhuma pintura sobre ele, a não ser que você queira dar um outro aspecto estético ao portão.

São portões leves, fáceis de limpar e de serem mantidos, além de demandarem portões com menos potência quando comparados a outros materiais.

Aço galvanizado

Outro material bastante popular para fabricação de portões automáticos é o aço galvanizado. Ele também é um material que não enferruja, porém, tem valor mais alto do que o alumínio, por exemplo.

Além disso, o aço galvanizado é um material mais pesado que o alumínio, exigindo mais da potência do motor em um portão automático.

Porém, como vantagem sua manutenção é simples e custa menos do que a manutenção de um portão de madeira, que sofre bem mais com a exposição ao sol.

No caso, portões de aço galvanizado podem receber tratamentos de isolamento térmico, caso sejam portões de imóveis com grande exposição ao sol.

Ferro

Por último, os portões de ferro são os mais antigos e geralmente pertencem a imóveis de uma época na qual não havia outras opções de materiais para portões. Por muitas décadas, os portões de ferro eram as únicas opções e custavam mais barato do que portões de madeira.

Mas, o fato de enferrujarem limitava seu uso em determinados locais e em algumas cidades.

Portões de ferro costumam ser bem pesados, demandando motores com alta potência, ao contrário de portões de alumínio. O ferro é um material que oxida, ou seja, que enferruja. Portanto, portões de ferro não são indicados em cidades litorâneas, com maresia, por exemplo. Afinal, portões de ferro costumam enferrujar com grande facilidade nesses locais.

Qual é o portão automático que não enferruja?

Agora que você já sabe quais os diferentes tipos de material com os quais os portões automáticos podem ser feitos, está fácil saber a resposta para essa pergunta.

Portões de madeira não enferrujam, embora os pregos que juntam as partes do portão sim. A madeira sofre com exposição ao sol e também absorve água com facilidade, demandando alta manutenção.

Já portões de alumínio e aço galvanizado não enferrujam. A diferença está no peso do portão, visto que o alumínio é mais leve do que o aço galvanizado.

E portões de ferro são os que enferrujam, além de serem bem mais pesados do que os outros materiais.

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!