Os diferentes tipos de portões automáticos oferecem uma solução conveniente e segura para o controle do acesso de pessoas e veículos às propriedades comerciais e residenciais.

Eles oferecem inúmeros benefícios. Por exemplo, eliminam a necessidade de abrir e fechar manualmente o portão, de modo que proporciona maior comodidade aos usuários. Além disso, podem ser equipados com recursos adicionais de segurança e eficácia.

Existem diversos tipos de portões automáticos disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e indicações. Apesar disso, são três modelos que se destacam como os mais utilizados: Conheça quais são e veja qual é ideal para você!

1 – Portões Deslizantes

Os portões deslizantes são uma das opções mais comuns. Eles são versáteis e se movimentam lateralmente. Para isso, deslizam horizontalmente sobre trilhos.

Este tipo de portão é ideal para espaços limitados, pois não requer espaço adicional para abrir ou fechar. E é justamente isso que o faz tão popular em diversas propriedades Brasil afora.

São as características principais deste modelo:

  • Movimento horizontal ao longo de trilho;
  • Adequado para espaços limitados;
  • Permite instalação em terrenos com inclinação;
  • Requer manutenção regular dos trilhos para garantir um funcionamento suave e eficaz.

2 – Portões Basculantes

Os modelos basculantes também estão dentre os tipos de portões automáticos mais vendidos.

Eles abrem e fecham ao se movimentarem para cima e para baixo, em um ângulo de 90 graus em relação ao chão. São populares por sua estética moderna e por serem funcionais. Além disso, assim como os deslizantes, eles também economizam espaço.

Dessa maneira, são as características mais marcantes desta opção de portão automático:

  • Movimento de inclinação para cima e para baixo;
  • Estética moderna e elegante;
  • Ideal para garagens e entradas com espaço limitado;
  • Disponível em uma variedade de materiais, como metal e madeira.

3 – Portões Pivotantes

Outros tipos de portões automáticos comuns em propriedades brasileiras de todos os tipos são os pivotantes. Eles se movimentam ao girar em torno de um eixo vertical. Com isso, abrem para dentro ou para fora da propriedade.

Eles são muito elegantes e, por isso, são famosos pela imponência. Assim,  são ideais para adicionar um toque de beleza a qualquer entrada.

Dentre as características dos portões pivotantes, destacam-se as seguintes:

  • Movimento de rotação em torno de um eixo vertical;
  • Disponível em modelos de uma ou duas folhas;
  • Aparência sofisticada e imponente;
  • Requer espaço adicional para abrir completamente, tanto para dentro quanto para fora.

Como escolher o tipo de portão automático ideal para meu imóvel?

Os três principais tipos de portões automáticos possuem destaques interessantes, o que pode dificultar a escolha daquele que é mais adequado para sua propriedade.

Por isso, é importante ter em mente algumas questões ao escolher o modelo ideal para o seu imóvel. Confira quais são elas e facilite a definição.

Analise o espaço disponível

É impossível escolher o melhor portão automático para a sua propriedade sem levar em consideração o espaço disponível para sua abertura.

Caso haja bastante espaço para dentro e fora da propriedade, é possível optar pelo modelo pivotante. Em caso contrário, ele já é automaticamente descartado e a escolha deve se voltar aos tipos deslizante e basculante.

Considere os valores

O preço dos portões varia por uma série de motivos. Estes incluem o material, o tamanho, o motor necessário, sua potência e o modelo.

Desse modo, é importante considerar qual é o orçamento que você tem à disposição para investir no seu portão.

Características locais

A escolha do tipo de portão automático ideal para sua propriedade passa pelas características locais.

Em primeiro lugar, em relação aos próprios atributos da propriedade onde ele será instalado. É importante que ele traga harmonia visual.

Também, quanto às peculiaridades da região. Por exemplo, às paisagens, mas principalmente em relação às necessidades de segurança, como modelos que permitam menos visão da parte interna da propriedade ou abertura e fechamento rápido.

Ouça os especialistas

Por fim, mas não menos importante, ouvir quem entende do assunto é uma maneira fácil e eficaz de escolher o melhor tipo de portão automático para a sua residência ou comércio.

Ao contar com a SPF Portões você tira suas dúvidas sobre os modelos disponíveis e, com base nas suas necessidades e preferências, pode chegar à resposta perfeita. Entre em contato!

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!