Há vários tipos de portões existentes mercado afora, para todos os gostos e necessidades, e para diversos tipos de casas, condomínios e propriedades. Mas, você sabe o que é um portão automático?

Portões automáticos são aqueles que possuem algum mecanismo de auxílio para aberturas e fechamentos.

Esse mecanismo funciona através de um controle remoto, onde o usuário aperta um botão e tem o seu portão aberto ou fechado.

Este tipo de portão já é comumente usados em prédios empresariais ou grandes propriedades privadas. Porém, cada vez mais os portões automáticos vêm se popularizando nas pequenas residências, onde se mostra tão necessário quanto.

Os portões automáticos são uma excelente pedida quando o tema é segurança.

Além deste ponto, a facilidade de entrada e saída para moradores e veículos é um diferencial, pois dispensa a necessidade de abertura manual e economiza o tempo de procura da chave.

Este tipo de portão também previne que os moradores sofram assaltos ou invasões.

Para condomínios também é muito útil, otimizando a entrada e saída de moradores e automóveis, e facilita o serviço de porteiros e vigias, que podem dedicar sua total atenção à rua para proteger os moradores de abordagens maliciosas.

Os tipos de portões automáticos são três: basculante, pivotante e deslizante. Veja abaixo como cada um deles funciona.

Portões basculantes

Os portões basculantes cumprem bem o papel quando a necessidade do usuário é espaço.

Para abrir, eles ficam suspensos por cabos de aço ou porcas de acionamento. Eles abrem de forma horizontal e não encostam no chão, o que evita atritos e o desgaste precoce do portão. É ideal que os usuários de portões basculantes marquem no chão, de forma clara, até onde o portão chega quando está abrindo.

Essa medida é necessária para que as pessoas e veículos que passam na rua tenham consciência do limite da porta e se previnam de possíveis acidentes.

Dentro dos modelos de portões basculantes, há dois: o tradicional, onde o portão se abre para dentro ou para fora; ou o portão de elevação vertical.

O portão de elevação vertical já diz muito pelo nome: sua porta sobe verticalmente para cima. Para isso, são necessárias duas colunas de elevação.

Estes tipos de portão são muito eficientes para espaços pequenos, porém também podem ser usados em grandes propriedades.

Pela sua imponência e grandeza, portões de elevação vertical são mais usados em ambientes industriais, sendo colocados em grandes alturas para que por ela possam entrar caminhões, inclusive.

Além disso, estes portões têm uma estética que combina exatamente com o ambiente industrial, casando-se perfeitamente.

Assim como os outros modelos, são ágeis na abertura e fechamento, não dispensando a segurança que tanto promove a aquisição de portões automáticos.

Portões pivotantes

São portões divididos ao meio, podendo ser abertos tanto para dentro quanto para fora dos ambientes.

Eles possuem dois pivôs, que são responsáveis por conferir a eles sustentação. Ideal para casas, sítios e chácaras, já que necessitam de um espaço maior para abrir e fechar.

E trazem um forte elemento estético quando bem escolhidos, proporcionando ainda mais valor à propriedade.

Portões deslizantes

Os portões deslizantes se apoiam no chão através de pequenas rodas em trilhos, podendo deslizar para apenas um lado ou os dois lados. Um de seus pontos positivos é que ele não precisa de uma viga superior, então há uma liberdade para colocar portões deslizantes de qualquer tamanho.

A liberdade de altura também retira qualquer limitação quanto a tipos de automóveis ou quaisquer materiais que o usuário deseje armazenar dentro de uma garagem, por exemplo.

Este tipo de portão possui uma alta durabilidade, justamente por não precisar de uma força enorme para abrir, e pouca necessidade de manutenções regulares.

Qual o modelo ideal de portão automático?

Cada modelo varia muito para o fim a que se propõe, então o portão ideal para sua casa, empreendimento ou propriedade varia conforme o espaço, o uso e o gosto pessoal.

Para casas que não tem espaço para abrir e fechar portões, o portão deslizante é uma ótima opção, por exemplo.

Já para uma garagem, os portões basculantes são os ideais. Cada modelo atende melhor uma expectativa e estrutura física, então o comprador precisa escolher qual atende melhor às suas necessidades.

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!