Você já deve saber que investir em um portão automático é garantir mais segurança para seu imóvel. Porém, se você deseja aumentar, ainda mais, o nível de segurança do seu imóvel, algumas medidas de segurança para portão automático podem garantir isso.

Então, vamos ver quais medidas de segurança para tornar seu portão automático mais seguro você deve escolher. Confira!

Medidas de segurança para portão automático

Algumas medidas de segurança podem ser instaladas com facilidade, já outras devem ser consideradas antes da instalação do portão. Veja quais são essas medidas de segurança para portão automático em ambos os casos

Design do portão sem grande visualização interna

Há portões que permitem a visualização do interior do imóvel com grande facilidade. É o caso dos portões com design de grades, com espaço entre elas. Já outros, deixam essa visualização bem mais difícil.

Portanto, se você ainda não instalou o seu novo portão automático e deseja mais segurança, opte por um design de portão que não permita a visualização da área interna, com o portão fechado.

Instale uma trava elétrica no portão

Outra medida que permite aumentar a segurança de um portão automático é a instalação de uma trava elétrica. E essa é uma medida que você pode adotar quando já tem um portão automático instalado.

A instalação de uma trava elétrica no portão é importante, pois, muitos portões acabam ficando com um espaço considerável do lado oposto ao motor. E isso pode despertar interesse de alguém que deseja invadir seu imóvel.

Nesse local, denominado ponto de giro, a instalação de uma trava elétrica ajuda a reduzir consideravelmente a vulnerabilidade do portão em relação a invasões.

Uma trava elétrica não custa tão caro assim e pode ser instalada por uma empresa responsável, que saberá exatamente o melhor local para a instalação dessa trava e como ela será acionada, após o fechamento do portão.

Adote câmeras de segurança

As câmeras de segurança também são fortes aliadas quando se pensa em medidas de segurança para portões automáticos.

Existem diversos modelos de câmera disponíveis no mercado e você pode optar pelo tamanho ou modelo que desejar. De fato, somente o fato de haver uma câmera instalada na parte superior do portão já consegue desanimar qualquer um que deseja invadir seu imóvel.

Dicas para escolher uma câmera de segurança para portão automático

Para escolher a melhor câmera como medida de segurança para o seu portão automático, vamos a algumas dicas:

  • Verifique a resolução da imagem da câmera, principalmente no período noturno, quando a iluminação não estará presente. As câmeras mais modernas para área externa possuem LED infravermelho, o que permite boa visualização noturna;
  • As câmeras mais modernas são as do tipo fisheye, que permitem visão de 360º em ambientes mais amplos. Mas, essas câmeras são profissionais e custam mais caro e você não precisa necessariamente investir nesses modelos;
  • Verifique como é o acesso às imagens das câmeras e se você poderá acessá-las com facilidade, sem uso de equipamento extra;
  • Por último, veja onde você vai instalar a câmera, para que a angulação escolhida permita visualizar qualquer pessoa que se aproxime do portão e da área anexa a ele, como muros, por exemplo.

Com essas dicas, escolher uma câmera para seu portão automático não será tarefa difícil, nem custará tão caro assim.

Tenha a manutenção do seu portão automático em dia

Outra dica que ajuda muito como medida de segurança para portões automáticos é ter a manutenção em dia.

O portão está torto? Envergado? Como está a abertura e fechamento do portão? O ciclo está muito longo? Algo está enroscando e o portão está muito lento para abrir e fechar?

Essas são alguns pontos que devem ser considerados para chamar uma manutenção corretiva para o seu portão automático. Assim, você garante que o acionamento do portão esteja funcionando de maneira adequada.

E para quem sempre cuida do seu portão automático, fazendo a manutenção preventiva, o ideal é sempre verificar esses pontos, para que tudo seja examinado, corretamente, sempre que essa manutenção for realizada.

Agora que você já sabe quais medidas você pode tomar para aumentar a segurança do seu portão automático, verifique quais são possíveis e contrate uma empresa de confiança para a instalação da trave elétrica ou das câmeras.

Assim, você ajuda a aumentar a segurança do seu imóvel!

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!