A automatização dos portões ajuda em muito no dia a dia de casas e condomínios. Afinal, sem sair do carro é possível abri-los e fechá-los e adentrar ou sair do terreno ou local. Mas o que fazer se o portão automático quebrou? É exatamente isso que veremos hoje.

Quando ele quebra pode causar muitas dores de cabeça, especialmente em grandes condomínios em que há circulação de muitos automóveis. Mesmo em casas com menos circulação também traz problemas, uma vez que coloca até mesmo a segurança em jogo.

Portanto, é imprescindível resolver a situação o mais rápido possível. Para isso, basta seguir as nossas dicas. Continue lendo e as confira para recuperar a funcionalidade do seu portão e garantir o uso dele de acordo com o esperado.

Portão automático quebrou? Não se desespere, veja o que fazer

A quebra do portão pode ser frustrante. Afinal, atrapalha a entrada e a saída do local, bem como coloca a segurança em risco. Dessa forma, é importante saber o que fazer nessas situações e é justamente isso que você confere nos itens abaixo.

Desligue o portão para permitir a passagem

Primeiramente, para garantir que a passagem (entrada e saída) de veículos seja possível enquanto não há o conserto do portão, é importante desligá-lo. Para isso, deve-se desligar sua ligação à energia elétrica.

Além disso, deve-se tirar o cabo que faz o portão descer e subir ou ir de um lado para o outro. Nesse sentido, é interessante desde a instalação do portão se informar de como fazer essas coisas para evitar choques ou acidentes.

Dessa maneira, torna-se possível, até a resolução da situação em que o portão quebrou, a passagem de veículos sem maiores problemas. A única coisa é que será necessário sair do veículo para abrir e fechar a barreira.

Contate a empresa para manutenção

Outra dica muito importante em situações em que o portão quebrou é contatar a empresa que realiza a manutenção do seu portão. Ou, então, quem fez a instalação. Nesse sentido, confira se ele ainda não está na garantia!

Além disso, garanta que está contratando profissionais de qualidade e com experiência no conserto de portões. Dessa forma, você garante que a barreira ficará nova em folha, segura e funcional.

Para encontrar bons profissionais, conte com indicações de conhecidos e de amigos. Da mesma maneira, não deixe de pesquisar as redes sociais e site institucional da empresa. Veja comentários e notas, como aquelas presentes em sites como Reclame Aqui e no próprio Google.

Com isso você pode reunir informações suficientes para contratar os melhores serviços possíveis. Isso é imprescindível, uma vez que estamos falando da sua segurança, da sua propriedade e da sua família.

Não tente consertar sozinho

Outra dica muito importante em casos em que o portão automático quebrou é não tentar realizar o conserto sozinho! Com isso, você pode colocar a sua segurança e a do seu lar em risco. Igualmente, pode piorar ainda mais a situação.

Além disso, caso seu portão ainda esteja na garantia a tentativa de consertá-lo sem a equipe profissional pode acabar com essa garantia. Portanto, garanta a assistência correta e que garanta a qualidade do serviço.

Manutenção preventiva, veja porque fazer

Além de consertar o seu portão o mais rápido possível, também é possível evitar que ele quebre. Para isso, aplique a manutenção preventiva, que é imprescindível para garantir a longevidade do portão, bem como seu bom funcionamento.

Ela se dá com a visita regular de profissionais especializados em portões à sua casa ou condomínio. Dessa forma, analisa a situação do portão (motor, parte elétrica e demais estruturas) e, assim, faz consertos pontuais e, também, dá indicações de como  usá-lo da melhor forma.

Com isso, então, você evita situações em que o portão automático quebrou. Da mesma forma, garante a sua segurança e a funcionalidade da barreira. Ainda, considere que isso atua em favor da economia, pois um problema pode ser resolvido desde logo antes que cause maiores estragos.

Dessa forma, caso você se depare com problemas no seu portão, busque conserto imediatamente. Além disso, não deixe de realizar a manutenção periódica para garantir o bom funcionamento sempre e peça informações aos profissionais de como realizar a limpeza e os cuidados diários com o portão.

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!