A manutenção do portão automático é essencial para que você conte com uma barreira de qualidade e cujo funcionamento ocorra corretamente. Ela requer alguns cuidados diários, bem como auxílio profissional.

Em caso contrário, o portão poderá apresentar avarias e problemas. Muitas vezes, a ausência da manutenção pode levar até mesmo à completa inutilidade do motor elétrico, gerando mais gastos e dores de cabeça.

Para ajudar você a garantir a correta manutenção, bem como saber do que ela depende, selecionamos informações importantes sobre essa tarefa. Continue a sua leitura e saiba mais sobre como cuidar do portão automático de maneira correta.

Manutenção do portão automático: Tudo o que você precisa saber

A manutenção se refere à garantia de condições ideais de funcionamento para um produto. No caso dos portões automáticos, ela se volta à preservação da estrutura para que a abertura e o fechamento da barreira, automaticamente, ocorram da maneira correta.

Saiba quais são esses cuidados e, na sequência, confira a importância de manter a correta manutenção do seu portão.

Limpeza do portão

A limpeza do portão é essencial para o seu bom funcionamento. Caso existam partículas de sujeira ao longo do seu trilho, isso tende a dificultar sua movimentação, especialmente porque cria maior atrito e, portanto, deixa-o mais pesado para o motor.

Portanto, um dos cuidados em relação à manutenção do portão automático é a sua limpeza. Ela deve ser feita sempre com o portão fechado e desligado da energia elétrica. Com isso, evitam-se acidentes.

Faça a limpeza com o auxílio de um pano limpo. Passe-o tanto pelos trilhos quanto pelas guias. Você também pode optar pelo uso de um aspirador de pó. Lembre-se de jamais usar água durante a higienização do portão.

Lubrificação do portão

A lubrificação do portão automático também faz parte da manutenção. É ela que permite o correto deslizamento da barreira e de suas correias. Aliás, ela é capaz de diminuir o esforço que o motor realiza para promover a abertura e o fechamento do portão.

Para fazê-la, tome os mesmos cuidados da limpeza. Isto é, desligue o motor da rede elétrica e mantenha-o fechado durante a aplicação da graxa lubrificante. Ela deve ser aplicada sobre as molas, os mancais e os rolamentos do portão, assim como na tranca.

Ao escolher a graxa, evite as de uso comum, pois são mais viscosas e, por isso, podem se acumular sobre as estruturas e prejudicá-las. O produto ideal é à base de lítio, que auxilia no combate à ferrugem.

Conferência dos componentes do portão

A manutenção do portão automático também requer a conferência sobre as peças que compõem a barreira. Ao fazê-lo, procure por alterações, como itens amassados, enferrujados ou fora do devido lugar.

Outro ponto que deve ter a atenção, aqui, refere-se à conferência sobre o tempo de abertura e fechamento da barreira. Caso haja alteração, entre em contato com um profissional especializado em portões automáticos.

Manutenção profissional periódica

Por fim, ao fazer a instalação do portão automático, informe-se com o instalador responsável sobre a periodicidade da manutenção profissional. Ela é importante para que todos os itens da barreira sejam analisados com a devida expertise.

Qual é a importância da manutenção do portão automático?

Por fim, veja porque realizar a correta manutenção dos portões é tão importante. Assim, não deixe de promovê-la!

Correto funcionamento

Em primeiro lugar, a manutenção do portão automático é imprescindível para que a barreira apresente o correto funcionamento. Somente assim é possível garantir que o motor realmente fará o fechamento e a abertura do portão após o acionamento do controle.

Segurança

O portão é um elemento que atua não apenas no embelezamento do imóvel, mas principalmente na segurança dele. Portanto, a manutenção garante que não existem avarias que facilitem arrombamentos e invasões.

Igualmente, questões envolvendo curto circuitos ou mesmo o impedimento para entrar ou sair do imóvel.

Durabilidade

Por fim, a manutenção do portão automático é o cuidado ideal para que a barreira apresente uma boa durabilidade. Em caso contrário, ela pode sofrer desgastes e alterações que comprometam completamente o motor e as folhas do portão.

Assim, ao fazer a manutenção periódica você pode utilizar por mais tempo o seu portão e evitar gastos desnecessários para a troca dele e de suas peças.

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!