Quando se pensa em um portão automático para residência ou imóvel comercial, existem várias opções de tipos e materiais. E entre dois desses materiais: o que é melhor portões automáticos de aço ou alumínio?

Bem, se você se interessou sobre o tema, saiba que existem diferenças entre portões de aço e de alumínio e é importante saber dessas diferenças, para então dar um veredito final sobre qual é o melhor tipo de portão automático.

Então, vamos saber mais sobre esse assunto? Confira!

Tipos de portões automáticos

Existem variados tipos de portões automáticos. Porém, em relação ao material, portões podem ser feitos de alumínio, aço, ferro e madeira. Antigamente, só se encontrava portões de ferro ou madeira, sendo bastante pesados e com alta manutenção.

Além disso, quem morava em cidades litorâneas, por exemplo, e tinha um portão de ferro, sofria com a maresia, que levava à oxidação do portão. Por isso, esse tipo de portão precisava de cuidados periódicos, para que pinturas fossem feitas, com materiais apropriados, para quem o portão não enferrujasse.

Já portões de madeira, quando expostos ao sol por muito tempo, ou em contato constante com a água da chuva, acabam se deformando, entortando e empenando. Assim, portões de madeira devem ser periodicamente lixados e envernizados, para que não sofram com a ação das intempéries do clima.

Assim, atualmente, portões mais modernos são de alumínio ou de aço, justamente por serem materiais que não oxidam, não sofrem com a ação do sol ou da chuva e ainda tem baixa manutenção. Com isso, seus proprietários gastam menos para manter esses portões sempre bonitos e funcionando adequadamente.

Mas, será que existem diferenças entre portões de aço e portões de alumínio? E qual seria a melhor opção dentre esses dois materiais quando se pensa em um portão automático para um imóvel? Agora, vamos falar com mais detalhes sobre esses dois tipos diferentes de portões automáticos e suas principais características.

Portões automáticos de aço

O aço é um material bastante utilizado para fabricação de portões automáticos. Isso porque é um material de qualidade, que não sofre a ação da maresia, ou seja, não oxida, algo bastante comum em cidades litorâneas.

Além disso, é um material resistente e que também pode ser pintado com facilidade, caso isso seja um desejo do proprietário, para que o portão combine com o design do estabelecimento.

Portões automáticos de alumínio

Por sua vez, o alumínio também é um ótimo material para a fabricação de portões. É bastante resistente, não sofre com as intempéries do tempo, ou seja, também não oxida e não há necessidade de envernizar, como no caso de portões de madeira, por exemplo.

Há outras vantagens dos portões de alumínio: o alumínio é um material leve, portanto, o portão não ficará “pesado”, não necessitando de um motor muito potente para conseguir executar os ciclos de abertura e fechamento.

Com um motor mais leve, o gasto energético ao final do mês também é pequeno, visto que como o portão necessitará de “menos esforço” por parte do motor, o consumo de energia elétrica também é menor.

Assim, por ser um material mais leve que o aço, o portão de alumínio representa ótima economia também.

O portão de alumínio pode ser pintado, caso seja um desejo do proprietário. Nesse caso, a pintura recomendada é a eletroestática. Mas, o portão de alumínio também pode ser deixado em sua coloração natural.

Outra vantagem do portão automático de alumínio está no custo-benefício: seu preço é bastante interessante, se comparado a outros materiais.

O que é melhor portões automáticos de aço ou de alumínio?

Portões de alumínio tem excelente custo-benefício e são mais leves que portões de aço do mesmo tamanho. Com isso, eles necessitam de um motor menos potente, necessitando também de menos energia. Essa é a grande diferença entre esses dois tipos de portões e que deve ser levada em consideração na escolha do melhor portão automático para você.

Em relação à estética, assim como os portões de aço, portões de alumínio também podem ser pintados, com um tipo de pintura específica. Portanto, o design ficará do jeito que o proprietário deseja.

E por último, sua manutenção é bastante baixa e simples, ou seja, o proprietário não terá uma complexa ou cara manutenção para deixar seu portão automático de alumínio sempre funcionando adequadamente e bonito.

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!