Quando se pensa em colocar um portão em seu imóvel, existem diversas opções: portão de correr, portão de abrir e portão basculante são alguns exemplos. Mas, dentre todos esses tipos, será que o portão basculante é mais seguro do que outros modelos?

Na verdade, para chegarmos a uma conclusão se o portão basculante é mais seguro do que outros modelos, alguns fatores precisam ser considerados. E são justamente sobre esses fatores que falaremos, antes de chegar a uma conclusão, se o portão basculante é realmente mais seguro do que outros modelos.

Segurança de um portão – o que considerar?

A segurança de um imóvel também passa pelo portão. Existem vários fatores que influenciam em quão seguro é um imóvel. Sem dúvida, o portão é um deles.

Afinal, um portão, dependendo de como é aberto, pode representar um ponto de fragilidade. Ou então, pode também contribuir para a segurança do imóvel.

Além disso, o próprio design do portão também pode influenciar: há portões que permitem maior visualização do imóvel. Já outros são bem robustos e não permitem que qualquer coisa de dentro do imóvel seja visualizada.

Assim, tudo depende de uma série de fatores. Vamos falar mais sobre isso agora.

Abertura e fechamento do portão

O primeiro e um dos itens que mais influencia na segurança de um portão é como esse portão é aberto e fechado.

Portões com abertura manual representam uma fragilidade na cadeia de segurança. Por outro lado, portões automáticos, com abertura e fechamento rápido, contribuem para a segurança do imóvel.

De fato, até mesmo imobiliárias já consideram a importância de se ter um portão automático no imóvel. Um imóvel com portão automático tem valorização de até 15% a mais do que um imóvel com portão de abertura manual.

Por isso, quem está pensando em adicionar segurança ao seu imóvel deve considerar a instalação de um portão automático.

Design do portão

Outro fator que influencia na segurança do portão é o seu design. Um portão feito com grades, que facilita a subida no portão é bem menos seguro do que um portão inteiriço, que não traz essa facilidade.

Por isso, quando se pensa em portões mais seguros, o ideal é que o design não tenha grades que podem facilitar que alguém adentre o imóvel, subindo pelo portão.

Outros fatores que podem influenciar a segurança em relação ao design são muros com ranhuras e desnível, próximo ao portão. Ou ainda, a inexistência de cerca elétrica em muros colados ao portão, o que também facilita para alguém que deseja invadir o imóvel.

Tipo de portão mais seguro

Agora, vamos falar especificamente do tipo de portão. Um portão basculante, no caso, é aquele em que é necessária uma viga e o portão, quando aberto, ficará quase paralelo ao solo.

Portanto, o portão basculante não necessita de muito espaço, abrindo na vertical e ficando praticamente na horizontal, quando aberto.

É diferente de um portão de correr, por exemplo, que precisa de bastante espaço. Ou de um portão de abrir, que também necessita de espaço na calçada, por exemplo.

A grande vantagem de um portão basculante e que muitos o consideram o tipo de portão mais seguro é justamente porque um portão basculante necessita de uma viga em cima. E assim, ele mantém tudo bem fechado, o que transmitiria mais segurança.

Por isso, muitos consideram o portão basculante como o tipo de portão mais seguro. Mas, o que é importante ressaltar é que existem outros fatores que influenciam tanto (ou mais) na segurança do portão.

Dentre esses fatores, os quais já citamos, estão: o acionamento do portão (portões automáticos são mais seguros do que manuais) e o design do portão.

Então, o portão basculante é mais seguro do que outros modelos?

Se formos analisar somente o tipo de portão, sim, o portão basculante acaba sendo mais seguro do que outros modelos. Isso se deve devido à existência da viga superior e também porque o espaço ocupado pelo portão é pequeno.

Mas, isso não deve ser analisado individualmente, pois, o acionamento do portão e o design do portão e seus arredores, como muros, também contribuem significantemente para a segurança do imóvel.

Daí a importância de sempre analisar o conjunto de fatores, quando se pensa na instalação de um portão para o seu imóvel, visando a segurança.

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!