O portão automático é seguro? Esta é uma dúvida comum entre pessoas que estão construindo imóveis ou que pretendem fazer alterações nas estruturas para garantir mais conforto e segurança.

Afinal, com os altos números de invasões e assaltos a residências e imóveis, a segurança se torna ainda mais importante. Portanto, é necessário sempre refletir sobre ela antes de fazer qualquer escolha para o imóvel.

Descubra, hoje, se o portão automático é uma escolha segura para o seu imóvel. Também, veja dicas para torná-lo ainda mais protegido. Assim, evite dores de cabeça e preocupações e mantenha sempre a sua segurança!

Afinal, o portão automático é seguro?

Sim, ele é. Aliás, ele se mostra muito mais seguro do que os portões tradicionais, na medida em que permite a abertura e o fechamento sem que o motorista ou outros passageiros se exponham, fora do veículo, para isso.

Além disso, por contar com um motor, o portão automático abre e fecha com mais velocidade do que a encontrada na abertura e fechamento manual. Desse modo, é uma escolha segura.

Apesar disso, existem diversos relatos de invasões e arrombamentos de portões automáticos. Igualmente, eles podem, como qualquer outro tipo de produto, apresentar problemas.

Tais situações podem ser evitadas com alguns cuidados simples. Confira, na sequência, quais são eles e não deixe de colocá-los em prática após a instalação do seu portão automático.

Como deixar o portão automático ainda mais seguro?

Como dito acima, os portões automáticos também são alvo de ações criminosas, assim como ocorre com portões manuais. Além disso, eles naturalmente sofrem desgastes com o tempo, o que pode colocar em risco a segurança que oferecem.

Todavia, existem ações preventivas que evitam este tipo de transtorno. Ou seja, que impedem o desgaste de peças, o surgimento de avarias e, também, lacunas que permitam a invasão por criminosos. Saiba agora mesmo quais são e não deixe de praticá-las!

Limpeza e lubrificação do portão

A limpeza do portão automático é um cuidado simples e básico para mantê-lo seguro. Ela impede o acúmulo de partículas que possam impedir os movimentos de abertura e de fechamento da abertura.

Quando elas se acumulam sobre os trilhos, podem tornar o movimento do portão mais pesado para o motor, prejudicando esta importante peça. Portanto, lembre-se de fazer a limpeza periódica. Para isso, mantenha o portão fechado, desligue-o da rede elétrica e use um pano seco e limpo ou um aspirador de pó.

Além disso, também utilize uma graxa própria para portões (como aquelas à base de lítio) para facilitar a movimentação das folhas da barreira e não sobrecarregar o motor.

Inspeção de peças

A inspeção das peças que compõem os portões também faz parte dos cuidados para que o portão automático seja seguro. Com ela, você pode identificar alterações e avarias que possam limitar a proteção que a barreira oferece ao seu imóvel.

Assim, sempre que se deparar com qualquer tipo de alteração, como amassados, ferrugens ou peças fora do lugar, contate um profissional especializado em portões automáticos. Desse modo, ele pode atuar em favor do restabelecimento normal da estrutura.

Manutenção profissional periódica

O auxílio de um profissional não é importante apenas quando você visualiza alguma alteração no portão e em suas peças. Ele deve ocorrer periodicamente, pois com isso é possível atuar preventivamente contra o surgimento de problemas.

Dessa maneira, informe-se, durante a instalação do portão, qual é a frequência ideal para as manutenções para um portão automático seguro.

Tenha uma bateria reserva

Os portões automáticos dependem do abastecimento de energia elétrica. Contudo, é natural que ele passe por interrupções que resultam na queda da energia. Para evitar transtornos e manter o portão automático seguro nestes cenários, conte com uma bateria reserva.

Desse modo, você mantém o portão funcionando durante os problemas de abastecimento de energia.

Velocidade do portão

Para que o portão automático seja ainda mais seguro, você pode aumentar a sua velocidade de abertura e fechamento. Assim, impede que criminosos se aproveitem de brechas para invadir o imóvel.

Instale uma trava elétrica

Por fim, conte com uma trava elétrica para aumentar a segurança do seu portão automático. Ela é importante para impedir arrombamentos e invasões que ocorrem quando o motor fica exposto. Desse modo, é um importante elemento de proteção.

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!