O motor do portão automático deve ser escolhido com cuidado, principalmente para entregar a potência correta ao equipamento. Quando essa escolha é feita com consciência, a segurança e praticidade são preservadas!

É comum que essa escolha gere muitas dúvidas nos consumidores. Afinal, o modelo de motor será diferente, dependendo do tipo de portão automático instalado. Isso significa que todas as características do motor devem ser levadas em consideração.

Para que o portão automático funcione da melhor maneira possível, considerar o motor é fundamental. Quer saber a potência indicada para o seu tipo de portão? Continue a leitura e descubra!

Qual é a importância da escolha do motor do portão automático?

Primeiramente, a palavra-chave para falar sobre o motor do portão é a automação. Entretanto, não basta escolher qualquer modelo e instalá-lo no portão, essa escolha exige atenção e cuidado.

O motor deve atender todas as necessidades do portão automático. Quando essa escolha é feita com cuidado, os moradores evitam problemas futuros e preservam a segurança e a praticidade do modelo.

Enfim, para que essa escolha seja feita adequadamente, os seguintes pontos devem ser considerados: o tipo do portão; o peso do portão; a velocidade que o morador quer que ele abra e feche; e o número de ciclos durante o dia, ou seja, abertura e fechamento.

Quando o morador não escolhe um motor do portão automático que se encaixe com sua realidade, as peças sofrem um desgaste. Além disso, a vida útil do produto cai consideravelmente. Neste sentido, é fundamental fazer essa escolha com sabedoria.

Quais são os tipos de aberturas dos portões automáticos?

Primeiramente, por mais fácil que pareça, não é fácil escolher um motor do portão automático. Isso porque, não existe um único modelo disponível no mercado, mas vários com características e vantagens próprias.

Entre as principais características, destacam-se: a praticidade e a segurança que o modelo oferece para o dia a dia dos moradores. Enfim, antes de conhecer o melhor modelo do portão automático, os consumidores devem saber quais são os modelos de portões existentes:

  • Deslizante: Os portões deslizantes são de correr, ou seja, com a abertura na lateral. Essa opção é comumente utilizada em residências e empresas, já que além de barata, o modelo consegue deslizar da esquerda para a direita, ou vice-versa.
  • Basculante: Esse modelo de portão automático tem a abertura localizada na parte de cima. Especialistas recomendam que esse modelo seja instalado em locais onde não há muito espaço, principalmente para instalar o deslizante.
  • Pivotante: Os portões pivotantes são modelos com uma ou duas folhas em sua composição. Neste caso, a abertura do portão é bastante parecida com a de uma porta comum. Especialistas não recomendam essa opção, pois demanda muita manutenção e reparos.

Agora que você conhece os principais tipos de portões automáticos, saiba que o motor é uma das partes essenciais para o projeto funcionar. Mas existem outros pontos que também devem ser considerados, além desse.

Para que o equipamento apresente uma boa vida útil, ou seja, evite que os consumidores gastem com manutenções ou trocas constantes, é necessário levar em consideração os seguintes aspectos: o rolamento, o material utilizado na fabricação e a engrenagem.

Como escolher o melhor motor do portão automático?

Assim que defina o tipo de aplicação que deseja manter, o próximo passo é escolher com cuidado o motor do portão automático. Como citado anteriormente, existem três características essenciais para a composição desse projeto, são eles:

  • Pico de Acionamento: É importante considerar o pico de acionamento do modelo, ou seja, o horário com mais entradas e saídas durante o dia. Quantas vezes o portão será acionado?
  • Tamanho do Portão: Outro aspecto que deve ser levado em consideração é o tamanho do portão, ou seja, qual é o tamanho e o peso do modelo.
  • Tempo de Abertura: Os moradores também devem levar em consideração o tempo que desejam que o portão abra.

Assim que estiver com todas essas respostas em mãos, o próximo passo é identificar o melhor motor do portão automático.

Para escolher a melhor opção, leve em consideração o seguinte: a potência (HP) do produto deve ser compatível com o portão e a frequência de uso.

Vale ressaltar que o motor do portão automático também deve estar de acordo com o peso do modelo.

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!