A manutenção preventiva de portões automáticos é um procedimento essencial para todos os equipamentos, independentemente do modelo. Afinal, para preservar a qualidade e a eficiência do produto, esse procedimento é indicado.

Assim como qualquer produto de automação, o portão automático precisa passar por alguns cuidados para evitar problemas no funcionamento. Dessa forma, as manutenções preventivas são recomendadas.

Enfim, caso queira preservar o funcionamento do equipamento, compreender a importância da manutenção preventiva de portões automáticos é o primeiro passo. Veja, a seguir, mais informações!

Qual é a importância?

A manutenção preventiva é fundamental para qualquer equipamento, ou seja, ela é indispensável para o portão automático. Afinal, um dos principais benefícios desse procedimento, é identificar e resolver problemas antes que seja tarde.

Quando os moradores realizam manutenções preventivas em seus equipamentos, principalmente os automatizados, eles aumentam a vida útil do produto. No caso dos portões automáticos, a falta dessa manutenção pode causar um grande prejuízo.

Enfim, o investimento em manutenção preventiva de portões automáticos é essencial, principalmente para aumentar a vida útil do equipamento. Essa ação é capaz de reduzir dores de cabeças futuramente, assim como gastos desnecessários.

Quais cuidados tem com o portão automático?

Primeiramente, a manutenção preventiva de portões automáticos pode ser simples, desde que seja feita com sabedoria. Para realizar esse procedimento da melhor maneira possível, algumas regras devem ser seguidas.

  • Atenção com os componentes do portão: Mesmo que seja um procedimento simples, a maioria das pessoas não o realiza. É fundamental prestar atenção à composição do portão, ou seja, se há amassados, desgastes ou peças desencaixadas.
  • Realize a limpeza e lubrificação: Para que o portão automático funcione da melhor maneira possível, é fundamental mantê-lo lubrificado. Se sentir que ele leva mais tempo do que o necessário para abrir, é um sinal de que ele precisa de lubrificação.
  • Entre em contato com instaladores capacitados: Desde a instalação até a manutenção, é essencial entrar em contato com um profissional capacitado. Somente ele saberá quais cuidados devem ser tomados.

Como é feita a manutenção preventiva de portões automáticos?

A manutenção preventiva de portões automáticos é realizada por tempo. Ou seja, o técnico realiza uma visita no condomínio ou residência para averiguar a situação e, na sequência, verifica o que é necessário para melhorar o componente.

Lembre-se de entrar em contato com um profissional capacitado, de preferência o mesmo que realizou a instalação. Além disso, leve em consideração o tempo de manutenção, assim como o fluxo do local.

Quando a manutenção é realizada, ele otimiza a identificação dos problemas e diminui a incidência de problemas. Caso queira evitar todos os problemas que ele pode causar, esse procedimento é fundamental.

Este procedimento deve ser feito por um técnico capacitado. Vale ressaltar que ele não realiza a correção dos problemas, mas pode realizar algo preventivo. Esses profissionais são responsáveis por procurar os defeitos e ver o que pode ser feito para melhorá-lo.

Qual a frequência da manutenção preventiva?

Antes de investir nas manutenções preventivas, os moradores devem considerar o fluxo do equipamento. No caso do portão automático dos condomínios, por exemplo, com um fluxo normal, o período de manutenção é a cada 60 dias.

Por outro lado, no caso de empreendimentos, a manutenção deve ser feita com um fluxo elevado. Isso significa que o procedimento deve ser feito com uma frequência maior, especialistas recomendam que seja mensalmente.

Lembre-se de levar em consideração esses aspectos para realizar a manutenção preventiva no portão automático. Todas essas características são essenciais para o bom funcionamento desse equipamento.

Quais são as consequências de não realizar a manutenção preventiva?

Como citado anteriormente, a manutenção preventiva de portões automáticos é um procedimento essencial. Os moradores devem levar em consideração o fluxo de uso, ou seja, quantas vezes o portão abre e fecha durante o dia.

Quando a manutenção preventiva não é realizada, o portão automático pode ser perdido completamente. Portanto, para manter a praticidade e segurança do equipamento, entre em contato com um profissional capacitado.

Além disso, como o próprio ditado sugere: é melhor prevenir do que remediar. Sempre que achar necessário, não deixe de solicitar auxílio na manutenção preventiva de portões automáticos. Essa é a melhor maneira dele continuar funcionando corretamente.

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!