Cada vez mais a automatização está tomando conta das casas. Ela é possível por meio da aplicação de tecnologia com diversas funcionalidades. Uma das mais importantes delas é a que se volta à segurança. E aqui entram as fechaduras elétricas.

Elas estão cada vez mais presentes em diversos lares, bem como em condomínios e prédios comerciais. Sua adoção não é à toa. Ela traz mais segurança e facilidade ao dia a dia.

Aliás, ela se apresenta em vários tipos e modelos. Desse modo, é possível encontrar aquele que mais se enquadre na sua residência ou imóvel comercial. Abaixo, então, conheça os modelos de fechaduras desse tipo e saiba qual escolher.

O que é uma fechadura elétrica?

Elas são uma espécie de fechadura inteligente. Assim, em invés de dependerem de chaves físicas elas funcionam por comandos que podem ser diversos.

Por exemplo, quando um portão de condomínio é aberto após contato pelo interfone, ele abre por um comando de botão. Isso é uma fechadura elétrica. O mesmo acontece com tags em portões. Os exemplos são inúmeros e bastante presentes no dia a dia.

Hoje, então, essas fechaduras ficaram mais variadas. Elas estão presentes tanto em portões para pedestres quanto em portas, em si. Assim, torna-se possível liberar a entrada de uma pessoa sem a necessidade de uso de uma chave.

Igualmente, muitas das fechaduras elétricas permite o acionamento à distância. Ou seja, não é preciso ir até o portão ou porta para deixar alguém entrar. Por isso, somam comodidade à segurança.

Tipos de fechadura elétrica

Conheça, agora, os principais tipos de fechaduras elétricas e saiba como elas se diferenciam entre si!

Fechadura elétrica com acionamento por teclado numérico

Um dos tipos mais famosos de fechadura elétrica é a que apresenta abertura por meio de um teclado numérico. Nesse caso, então, basta que a pessoa digite um código que lhe pertence para abrir a porta e permitir passagem.

Esse é um modelo comum em residências. Contudo, não conta com a comodidade de abertura à distância para visitas, por exemplo. Por outro lado, ela dá segurança ao disparar um alarme quando a senha é digitada incorretamente muitas vezes ou mediante tentativa de invasão.

Fechadura com cartão de proximidades

Outro modelo de fechadura elétrica é com cartão de proximidade. Nesse caso ele pode ser inserível em um compartimento ou somente aproximado, como é o caso das tags. Essa é uma boa solução por ser de fácil instalação.

Ainda, um fator interessante desse tipo de fechadura é que ela não tem como ser clonada, o que aumenta ainda mais a segurança que ela oferta, bem como dispensa molhos de chaves. Muito comum em hotéis e condomínios, ela pode ser uma boa solução.

Fechadura elétrica com biometria

Continuando com nossa lista de tipos de fechaduras elétricas, também temos aquelas que funcionam com biometria. Ou seja, a partir da impressão digital. Novamente, então, estamos diante de um modelo que impede clonagem e é bastante seguro.

Qual fechadura elétrica escolher?

Isso dependerá em muito do que você busca, bem como de quanto pretende investir nas fechaduras. Todos os modelos são seguros, sendo que alguns são mais práticos que outros.

Por exemplo, na fechadura com biometria não há necessidade de se preocupar em carregar um cartão ou tag. Da mesma forma, na com senha basta que se memorize os números.

Portanto, busque aquela cujo design e praticidade se encaixam mais no seu gosto e necessidades. Afinal, todas elas são seguras e bastante interessantes e podem tornar sua casa mais prática, inteligente e segura.

O que acontece com a fechadura elétrica se houver corte de abastecimento de energia elétrica?

Essa é uma dúvida bastante comum. Afinal, se a fechadura funciona com energia, ela se mantém trancada durante a queda de abastecimento de energia? Isso depende do modelo.

É muito comum que a fechadura conte com um nobreak, que mantém o abastecimento mesmo em momentos de problemas com a rede elétrica. Ainda, existem as fechaduras elétricas que funcionam com bateria, de forma que não são afetadas pela queda de luz.

Com isso, é possível usá-las mesmo durante esses momentos, de forma que ninguém fica trancado ou com dificuldades de transpassar a porta ou portão ali disposto.

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!