Escolher a cor ideal para o portão automático é uma decisão estética importante. Afinal, ele é uma parte visível da fachada da propriedade. Por isso, afeta o seu design, de modo que a escolha deve ser feita de maneira cuidadosa.

Ela deve levar em consideração uma série de pontos importantes. Dentre eles estão o tipo de imóvel, seu estilo, tendências e regulamentações locais. Igualmente, qual é a imagem que se deseja passar com o imóvel.

Portanto, não se trata de uma escolha simples. Todavia, ao ter as questões principais que ela envolve em mente, é possível superá-las para determinar a cor ideal para o portão do seu imóvel.

1 – Coordene com o exterior da casa

Em primeiro lugar, para escolher a cor ideal do portão automático considere quais são as cores predominantes na fachada do imóvel em que ele será instalado. Isso envolve tanto a cor das paredes quanto das portas e das janelas.

É importante escolher uma cor que coordene harmoniosamente com as demais já presentes no local. Com isso, é possível alcançar uma aparência mais unificada.

2 – Contraste para destacar o portão

Uma ideia interessante ao escolher a cor do portão automático é criar contrastes. Por exemplo, caso a fachada do imóvel seja neutra ou possua cores suaves, um portão com uma cor mais vibrante pode destacar a entrada.

O contrário também vale. Ou seja, colocar um portão de cor neutra em um imóvel cuja coloração das paredes, portas e janelas seja mais chamativa.

3 – Estilo arquitetônico

Na hora de escolher a cor ideal do portão automático, lembre-se de levar em consideração qual é o estilo arquitetônico do imóvel que ele ornamentará. Cores que se alinham com o estilo arquitetônico tendem a realçar a estética global da propriedade.

4 – Cores da paisagem

Não se limite às cores do imóvel na hora de escolher a cor ideal do seu portão automático. Tenha em mente uma visão global, de modo a levar em consideração, também, as cores presentes no entorno da sua propriedade.

Isso inclui plantas, árvores e paisagismo. Desse modo, é possível criar um mosaico em que haja uma transição natural entre diferentes cores. Ao final, é possível criar uma harmonia, como em um quadro.

5 – Manutenção e durabilidade

A escolha da cor de um portão não se reduz à estética e à beleza. A manutenção da cor e sua durabilidade também são questões que impactam na determinação final.

Considere que as cores mais escuras tendem a esconder sujeira e manchas. Com isso, há menor necessidade de manutenção visual do que portões com cores claras. Por outro lado, em locais de clima quente, as cores mais claras costumam auxiliar ao refletir o calor.

6 – Considere tendências locais

Assim como no mundo fashion, a arquitetura e o design residencial possuem suas próprias tendências. Neste sentido, observe quais são as cores mais populares em portões automáticos em sua área.

Isso pode fornecer uma indicação das preferências locais e garantir que sua escolha se integre bem ao ambiente e garanta modernidade.

7 – Amostras de cor

Uma boa forma de determinar a cor ideal do portão automático é pelo uso de amostras de cor. Por isso, solicite-as ao fabricante do portão ou visite lojas que ofereçam opções de tintas para vê-las pessoalmente.

Dessa forma, torna-se possível visualizar melhor como a cor ficará em seu portão. Especialmente quando se considera que algumas marcas de tinta apresentam uma tonalidade no mostruário e outra quando aplicada em certos tipos de materiais.

8 – Regulamentações locais

A escolha da cor do portão automático requer o cuidado de verificação quando a existência de regulamentações locais ou restrições de associações de moradores em relação às cores dos imóveis.

Algumas áreas podem ter diretrizes específicas para manter uma estética uniforme. Isso é comum, por exemplo, em condomínios.

9 – Teoria das cores

A teoria das cores entende que certas colorações têm a capacidade de despertar sensações, emoções e sentimentos. Por isso, ela também pode auxiliar na escolha da cor ideal do seu portão automático.

10 – Reflita a sua marca

Essa é uma dica que se volta especialmente aos imóveis comerciais: procure refletir na sua propriedade a identidade da sua marca. Por isso, no portão, dê preferência às cores utilizadas na logo ou em outros elementos visuais de identificação.

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!