Se você tem um portão automático, sabe que manter o portão funcionando adequadamente é essencial. E isso depende muito do motor do portão automático.
Assim, tendo um motor do portão automático funcionando perfeitamente, te garante todas as vantagens de se ter um portão automático: abertura e fechamento rápido e segurança, dentre outras.
Mas, como aumentar a vida útil do motor do portão automático? Afinal, a parte mais “cara” de se instalar um portão automático é justamente o motor. Portanto, aumentar a durabilidade do portão automático te garante uma boa economia.
Dessa forma, vamos te passar algumas dicas para aumentar a durabilidade do portão automático. Com isso, você terá seu portão funcionando perfeitamente, por muito mais tempo.
1 – Proteja o motor da umidade e do sol
A primeira dica para aumentar a durabilidade do seu portão automático é sempre mantê-lo protegido tanto da umidade quanto do sol.
Chuva ou mesmo a presença de água próximo ao motor pode fazer a durabilidade do motor automático diminuir consideravelmente. Afinal, motor e água não combinam!
O mesmo vale para o sol, que quando atinge o motor diretamente por longas horas, resseca os compartimentos eletrônicos, tira a lubrificação das peças, danificando o motor.
Por isso, o motor automático do seu portão eletrônico possui uma peça específica, denominada carenagem, cujo propósito é justamente proteger o motor da umidade e do sol.
Assim, não retire a carenagem do motor automático frequentemente. E jamais deixe o motor exposto, sem a carenagem. Se a carenagem, por algum motivo, quebrou ou não está mais adequada, substitua essa peça o quanto antes.
2 – Não sobrecarregue o seu portão
Um portão automático deve funcionar respeitando a demanda. Portanto, não acione o portão para entrada e saída de pedestres, por exemplo.
Outra dica é caso você esteja com um fluxo maior de veículos passando por aquele portão, do que o anteriormente planejado, talvez esteja na hora de considerar a troca do motor por outro mais potente e que suporte tal demanda com tranquilidade.
Além disso, caso você troque a estrutura física do seu portão automático, por outro modelo, por razões estéticas, por exemplo, avalie se aquele motor suporta seu novo portão.
Existem portões mais leves e outros mais pesados, portanto, você precisa avaliar bem se o motor que já possui conseguirá suportar o novo portão, caso efetue essa troca.
3 – Cuide do controle remoto
Um portão automático é acionado com o controle remoto. Portanto, cuide dessa peça, pois, quando o controle remoto não funciona adequadamente, seu portão automático também não funcionará.
Tenha certeza que o controle remoto está adequado, com baterias adequadas. Caso já tenha muito tempo de uso e nem a troca da bateria funcionou, considere a substituição do controle remoto por um modelo novo. E claro, lembre-se de sincronizar o novo controle remoto com o seu portão automático.
4 – Cuidado com a abertura manual
Embora todos os portões automáticos possuam a opção de abertura manual, essa é uma alternativa viável apenas quando ocorre queda de energia ou há algum problema com o motor.
Dessa forma, não fique sempre acionando a abertura manual do portão, em vez de consertar o que está impedindo ou dificultando a abertura automática do portão.
Lembre-se: a abertura manual de um portão automático é algo a ser feito excepcionalmente, até resolver o acionamento automático do portão.
5 – Mantenha a manutenção preventiva em dia
E a última dica para aumentar a durabilidade do motor do portão automático é sempre manter a manutenção preventiva em dia.
A manutenção preventiva inclui bem mais que somente limpar trilhos ou engrenagens. Também inclui deixar as peças lubrificadas, com o lubrificante adequado, além de verificar o funcionamento das peças eletrônicas.
É óbvio que a verificação visual das estruturas e a limpeza de detritos nas engrenagens pode ser feita de maneira bem simples por você mesmo. Mas, existem algumas ações ligadas à manutenção preventiva que só uma empresa com técnicos especializados devem fazer.
O ideal é sempre contratar uma empresa para, em períodos programados, fazer a manutenção preventiva do seu portão automático.
Assim, você garante que a durabilidade do motor do seu portão automático seja maior e que o seu portão automático funcione adequadamente por muito tempo.