Ter um portão automático em seu imóvel traz muito mais segurança e comodidade à você. Mas, você sabe quais são os cuidados necessários com portão automático deslizante?

Existem diferentes tipos de portões automáticos, mas o portão automático deslizante é um dos mais escolhidos e por isso, os cuidados necessários com portão automático deslizante são essenciais.

Então, vamos falar de quais são esses cuidados e como você deve cuidar para que seu portão automático esteja sempre em perfeito funcionamento. Confira!

O que é um portão automático deslizante?

Um portão automático é aquele cuja abertura e fechamento ocorre graças ao funcionamento de um motor, sendo acionado por controle remoto.

Os portões automáticos podem ser diferentes, em relação aos tipos, podendo ser deslizantes, basculantes ou pivotantes. Os portões deslizantes também são chamados de portões de correr.

Eles necessitam, para sua instalação, que haja área suficiente para que o portão consiga deslizar, ou seja, correr para um lado, enquanto abre do outro.

Uma das grandes vantagens desse tipo de portão é não necessitar de área externa para sua abertura, nem necessitar de uma limitação na altura da área aberta do portão, que são as características dos portões pivotantes e basculantes, por exemplo.

Cuidados necessários com portão automático deslizante

Agora, vamos falar especificamente dos cuidados que você necessita ter, caso escolha um portão deslizante para seu imóvel.

1 – Faça um bom planejamento para o portão automático deslizante

O primeiro cuidado (e um dos mais importantes) deve ser feito antes da instalação do portão. É estabelecer um bom projeto para a instalação desse portão em seu imóvel.

Para começar, esse tipo de portão é o mais indicado para o seu imóvel? Tem área lateral suficiente para o portão correr? O ideal é contratar uma empresa, com experiência, para que um projeto seja feito, com a metragem certa do portão para o seu imóvel.

Caso o seu imóvel já tenha um portão manual e você está considerando automatizá-lo, novamente, uma empresa responsável poderá te indicar o motor ideal para automatização desse portão.

Porém, caso o portão do seu imóvel já seja bem antigo, será que não vale a pena considerar trocar o portão por um modelo mais moderno, mais leve e feito com um material que exija menos manutenção? Uma empresa especialista poderá te ajudar bastante nessa tomada de decisão.

Se realmente um portão automático deslizante for a melhor opção, verifique sempre se não há árvores com muita folhagem ou galhos que podem “enroscar” na parte superior do portão, enquanto ele desliza.

Mantendo folhagens mais distantes, você diminui a chance de ter acidentes. Além disso, animais e crianças pequenas também devem se manter distantes das partes mecânicas dos portões, para diminuir o risco de acidentes.

2 – Lembre-se de sempre fazer a manutenção preventiva

Esse cuidado vale para qualquer tipo de portão automático: lembre-se sempre de agendar e fazer a manutenção preventiva.

De fato, essa manutenção depende muito do material com o qual o seu portão é feito. Portões com materiais como madeira ou ferro necessitam de mais manutenção do que com outros materiais, como o alumínio por exemplo.

No caso de portões de madeira, é essencial que a envernização da madeira esteja em dia. Já portões de ferro necessitam de tratamento contra ferrugem, para que não oxidem com facilidade.

Já portões de alumínio não demandam manutenção específica para o alumínio, somente a manutenção das estruturas mecânicas, que também deve ser feita para os demais tipos de portão.

Em relação à manutenção das estruturas mecânicas, é fundamental avaliar a lubrificação dessas estruturas, bem como sua limpeza. Isso você mesmo pode fazer, usando materiais indicados pelos fabricantes. Não utilize qualquer óleo, pois isso poderá danificar as estruturas.

3 – Cheque as estruturas com frequência

As estruturas mecânicas, como as cremalheiras, por exemplo, permitem que seu portão consiga deslizar com facilidade. Como essas estruturas podem ficar expostas ao tempo, é comum que folhas e outras sujidades se acumulem com frequência.

E por isso, essas estruturas devem ser sempre checadas, para que estejam livres de detritos ou algo que possa impedir que o portão deslize facilmente durante sua abertura ou fechamento.

Com esses cuidados, certamente você não terá problemas com seu novo portão automático deslizante. De fato, esses cuidados necessários com portão automático deslizante vão te ajudar a prolongar bastante a vida do seu portão!

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!