Há uma variedade de tipos de portões automáticos. Por isso, caso você tenha se decidido por contar com essa solução moderna e prática no seu imóvel, saiba que o segundo passo é conhecer os modelos.

Somente assim será possível determinar qual é o modelo ideal para o seu imóvel. Isso dependerá do espaço disponível, da região de moradia e, inclusive, de suas preferências e do estilo arquitetônico do imóvel.

Conheça os principais tipos e confira quais são as suas principais aplicações. Assim, faça uma escolha acertada e que somará ao seu imóvel.

Portão deslizante

Os portões deslizantes estão dentre as opções mais comuns de portões automáticos em residências e comércios.

Eles operam horizontalmente. Ou seja, o portão se move para a esquerda ou para a direita ao longo de um trilho para abrir e fechar.

Eles são ideais para espaços limitados, pois não requerem espaço de abertura adicional além da própria extensão do portão. Além disso, apresentam facilidade de instalação.

Portão basculante

Os portões basculantes são os tipos de portões automáticos que se abrem para cima. Ou seja, movem-se verticalmente e para fora da área de abertura do portão antes de se inclinarem para cima.

São comumente utilizados em garagens residenciais e comerciais. Isso se deve especialmente à sua operação simples e espaço mínimo necessário para sua instalação.

Eles podem ser instalados em uma única folha ou em folhas duplas. A escolha dependerá das dimensões da abertura e das preferências do proprietário.

Portão pivotante

Outros tipos de portões automáticos são os pivotantes, que giram em torno de um eixo vertical. Desse modo, eles abrem para dentro ou para fora da propriedade.

São frequentemente utilizados em residências de alto padrão, condomínios e propriedades comerciais, na medida em que oferecem uma estética elegante e sofisticada para o imóvel.

Este modelo de portão pode ser operado por um único motor central ou, ainda, por dois motores laterais. Isso depende do tamanho e do peso do portão necessário para o local.

Portão seccionado

Os portões seccionados são os tipos que se caracterizam por painéis individuais que se levantam verticalmente ao longo de trilhos fixados no teto.

Utilizados tanto em garagens residenciais quanto comerciais, oferecem economia de espaço e segurança aprimorada.

Eles podem ser personalizados com uma variedade de acabamentos e isolamento. Por isso, podem ser boas escolhas para quem gosta de algo único.

Portão de enrolar

Os portões de enrolar, também conhecidos como portões rolantes, são aqueles compostos por lâminas de metal que se enrolam em um eixo horizontal quando abertos.

Comuns em estabelecimentos comerciais, lojas e armazéns devido à sua durabilidade e segurança, são ideais para espaços com restrições de altura. Eles não ocupam espaço significativo quando abertos.

Portão articulado

Os tipos de portões automáticos articulados se apresentam em seções individuais que se dobram conforme o portão é aberto ou fechado.

Estes modelos oferecem uma combinação de estética e funcionalidade. Por isso, estão presentes em imóveis residenciais e propriedades comerciais..

Portão telescópico

Os portões telescópicos são uma variação dos portões deslizantes. Ele se diferencia porque seus painéis se sobrepõem enquanto se abrem.

Dessa maneira, são ideais para aberturas largas e estreitas, uma vez que maximizam o espaço disponível e oferecem uma solução interessante para entradas de veículos.

Portão retrátil

Por fim, os portões retráteis são aqueles que recuam para uma área compacta quando abertos, sendo discretos e esteticamente agradáveis.

Eles são especialmente úteis para espaços que possuem restrições de espaço lateral, onde os portões deslizantes tradicionais não são viáveis.

Como escolher o melhor tipo de portão automático para meu imóvel?

Para isso, leve em consideração questões como o espaço disponível, bem como as necessidades próprias do seu imóvel e suas preferências.

Além disso, busque assistência especializada para garantir uma escolha acertada. Assim, você poderá ser orientado por profissionais que entendem do assunto e que podem lhe direcionar para a melhor alternativa.

Na SPF Portões você encontra assistência profissional que atua em Florianópolis e região. Nossa equipe está disponível para ajudar você na escolha do portão, na instalação e na manutenção futura, essencial para a durabilidade e funcionalidade da barreira.

Por isso, contate a SPF Portões, tire suas dúvidas e tenha à disposição serviços de qualidade antes, durante e depois da sua compra!

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!