Você tem um portão automático em seu imóvel e quer estar preparado para qualquer eventualidade? Então, é importante saber como resolver problemas comuns em portões automáticos.
De fato, os problemas em portões automáticos costumam ser raros. Mas, é fundamental saber como agir quando um desses problemas aparecer.
Então, vamos elencar quais são os problemas comuns em portões automáticos e como você pode resolver quando e se esses problemas aparecerem.
Quais são os problemas mais comuns em portões automáticos e como resolvê-los?
Portões automáticos são muito convenientes, mas é claro que podem apresentar falhas. E nessas horas, é importante saber se esse é um problema que você pode resolver sozinho (a), ou precisará chamar um técnico especializado.
Assim, vamos falar dos principais problemas dos portões automáticos e o que você pode fazer a respeito deles.
Portão não abre ou fecha
Sem dúvida, esse é o problema mais comum em portões automáticos. Porém, muitas podem ser as causas para o portão simplesmente não abrir ou fechar.
Falta de energia elétrica
Se o portão realmente nem se move, a primeira dica é verificar se há energia. Afinal, uma queda de energia faz com que o motor pare de funcionar, principalmente em portões em que não há uma bateria acoplada para situações de emergência.
Bateria do controle remoto
Outra dica é verificar o controle remoto. Há quanto tempo você não troca a bateria do seu controle remoto? Geralmente, os controles remotos apresentam uma luz LED que indicam se o controle está com bateria para ser acionado.
Portanto, se a luz LED não acende, certamente está na hora de trocar a bateria do seu controle remoto.
Perda da sincronização
Ainda sobre o controle remoto, pode ser que houve perda da sincronização do controle com a placa eletrônica do motor. Se esse for o caso, a luz LED está acendendo normalmente, mas não há comunicação entre o controle remoto e a placa.
Nesse caso, a sincronização deve ser feita novamente entre o controle remoto e a placa eletrônica.
Motor com problemas
Agora, se não é o controle remoto, nem falta de energia, então, o motor pode estar com problemas. Nesse caso, chamar um técnico é a melhor opção. Acione a abertura manual do portão e aguarde o atendimento especializado.
Portão começa a abrir e trava
Já nesse segundo cenário, o portão começa a abrir e simplesmente para no meio do caminho. Nessa situação, alguns eventos podem ser a causa.
Sensores de segurança sujos ou desalinhados
Portões automáticos modernos costumam ter sensores de segurança, os quais são responsáveis por evitar esmagamento ou amassar veículos.
Verifique os sensores de segurança do portão, se não estão sujos ou se estão alinhados. Caso você verifique algum problema de alinhamento, chame um técnico especializado.
Ajuste no limite de abertura e fechamento
O portão automático também pode apresentar problemas no limite de abertura e fechamento. Por isso, verifique se isso não está causando a interrupção da abertura ou do fechamento.
Agora, se você não tem ideia como determina esse limite, chame um técnico especializado, para não correr riscos de piorar o problema.
Sujeira ou detritos nas engrenagens
Após uma ventania, por exemplo, pequenos galhos de árvores podem ficar presos nas engrenagens do portão automático. Com isso, o portão não vai conseguir ser aberto ou fechado de maneira adequada.
Dê uma inspecionada nas engrenagens, verifique se não há nada “travando” fisicamente a abertura ou fechamento do portão.
Falta de lubrificação
Outro motivo bastante comum é quando o portão apresenta falta de lubrificação nas engrenagens. Vale lembrar que essa lubrificação deve ser feita de maneira adequada, pois, substâncias não ideias podem fazer com que mais sujeira grude e o portão não consiga deslizar adequadamente.
Dessa forma, o profissional ideal para indicar qual é o lubrificante adequado para o seu portão é o técnico especializado. Na hesite em contratar uma empresa para fazer a manutenção preventiva necessária.
De fato, a manutenção preventiva periódica consegue evitar grande parte dos problemas. Não espere o seu portão automático ter um problema para só daí você lembrar de agendar uma manutenção. Afinal, nesse caso, a manutenção será corretiva e certamente mais cara.
Aposte sempre na manutenção preventiva periódica para garantir o bom funcionamento do seu portão eletrônico!