Dentre as principais reclamações sobre portões com motor está o problema de portões automáticos com barulho. Os ruídos para abrir e fechar as barreiras podem incomodar muito, independentemente do horário em que haja a passagem.

Aliás, eles não apenas atrapalham, como também deveriam ser um sinal de alerta. Afinal, quando um portão está apresentando sons diferentes (ou adicionais) esse é um indicativo de que as coisas não estão exatamente como deveriam.

As causas podem ser diversas e, por isso, o grau de urgência ou de complexidade para o conserto também varia. Abaixo, confira mais sobre os motivos do surgimento de barulhos no portão e as formas de conserto.

Problema com portões automáticos com barulhos: Conheça as principais causas

São vários os motivos que podem causar ruídos nos portões automáticos. Enquanto alguns são menos graves, outros são mais preocupantes. Por isso mesmo, o conserto também pode ser mais ou menos complexo.

Dentre os motivos mais comuns para que surjam barulhos durante o movimento do portão estão:

  • Ausência de lubrificação no motor;
  • Variáveis da estrutura do próprio portão, o que se relaciona com os materiais de construção dele;
  • Oxidação (ferrugem) do motor e da estrutura do portão;
  • Desgaste ou danos às engrenagens do portão;
  • Inadequação da regulagem da embreagem eletrônica central de comando;
  • Inadequação dos cabos de aço;
  • Início de curto circuito.

Note, portanto, que são vários os motivos que podem levar ao surgimento dos barulhos. E cada um deles possui uma solução diferente, obviamente, de forma que somente a partir do conhecimento do motivo é possível encontrar o conserto correspondente.

Como lidar e resolver problema de portões automáticos com barulhos?

Como vimos acima, são diversos os motivos que podem causar barulhos em portões automáticos. Conheça, então, as principais formas de solução desse tipo de ruído.

Lubrificação

Um dos principais motivos de surgimento de barulhos em portões automáticos é a ausência de lubrificação. Nesse caso, então, as peças do motor não contam com os óleos necessários para que deslizem.

Essa também é uma das causas mais fáceis de lidar. Afinal, esse é um problema que pode ser solucionado em casa. Basta ter um óleo específico para pingá-lo nas correias do motor, que quando não estão lubrificadas geram um ruído estridente.

Nesse caso, então, lembre-se de conferir com o fabricante do motor, bem como com quem faz a instalação e manutenção, qual é a melhor marca e produto para você utilizar. Igualmente, a quantidade necessária.

Manutenção do portão

As demais causas de ruídos no portão – tanto as mais quanto as menos graves – necessitam de assistência técnica para a realização de manutenção do portão.

Afinal, tratam-se de causas de peças mal encaixadas, alterações nas estruturas e até mesmo início de curto circuito. Tudo isso, portanto, exige assistência especializada. Somente um profissional com experiência e conhecimentos na área pode dar as instruções corretas.

Para tanto, conte sempre com profissionais de qualidade que possam lhe orientar. Também, pense nisso desde a instalação do portão, de forma a contratar uma empresa com boa fama no mercado e que use materiais de qualidade.

Com isso, é possível não apenas solucionar rapidamente o problema de portões automáticos com ruídos, mas também evitá-los. Isso, da mesma forma, ocorre quando há manutenção periódica das estruturas.

Desse modo, confira com os profissionais qual é a periodicidade ideal para realizar as manutenções. Ainda, em caso de dúvidas sobre a origem do ruído, sempre entre em contato com os assistentes para que haja a instrução correta.

Conclusão

É possível solucionar problema com portões automáticos com barulho em casa quando isso decorrer de falta de lubrificação das engrenagens do portão. Assim, conte com um óleo de qualidade e mantenha a lubrificação periódica.

Agora, se mesmo após a lubrificação os ruídos persistirem, entre em contato imediatamente com a assistência técnica. Com isso, garanta uma visita dos profissionais e uma análise pormenorizada das condições do portão.

Assim, você encontra a causa específica dentre dos problemas com portões automáticos com barulhos e, consequentemente, a solução necessária. Desse modo é possível garantir maior durabilidade da barreira.

Não só isso, mas também sua segurança, praticidade e conforto no dia a dia. Manter seu portão em dia é manter a adequação da sua rotina.

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!