Escolher um portão automático é uma tarefa importante e que deve ser executada com a atenção necessária. Afinal, estamos falando não apenas de um item que irá adornar o imóvel, mas também trabalhar em favor da segurança dele.

Isso sem falar nas questões de praticidade que este tipo de portão oferece para o seu dia a dia. Portanto, ele requer uma escolha consciente, especialmente porque existem diferentes modelos de portões, que variam quanto ao estilo de abertura, material,etc.

Para conhecer quais são os pontos fundamentais que requerem reflexão na escolha do portão automático, continue a sua leitura. Nós reunimos tudo o que você precisa ter em mente para escolher aquele que mais se adapta à sua rotina e imóvel.

Veja 4 dicas para escolher o portão automático

Em muitos casos, o portão automático decorre da automatização de um portão que já existia no local. Com isso, apenas há a transformação da barreira tradicional em uma automatizada, situação na qual não há necessidade de escolher a barreira, em si.

Porém, em uma reforma ou na construção de um imóvel, geralmente tudo o que o compõe precisará de uma escolha, inclusive o portão. Confira o que considerar na hora de escolhê-lo e quais são as opções disponíveis.

Conheça os modelos de portões disponíveis

Primeiramente, ao escolher o portão automático é importante que você tenha conhecimento de quais são os diferentes modelos disponíveis. Cada um deles possui uma abertura diferente, que pode ser lateral, de giro ou vertical. Veja alguns dos principais:

  • Deslizante: também conhecido como “portão de correr”, corresponde ao que desliza para o lado ao ser acionado tanto para a abertura quanto para o fechamento. Ele requer mais espaço horizontal, assim como depende de precisão e alinhamento para que funcione corretamente;
  • Basculante: possui abertura vertical, de modo que o portão é erguido e se acomoda em parte do teto durante a passagem de veículos e pessoas. Por isso, é um produto que requer menos espaço e um dos mais procurados;
  • Pivotante: é semelhante às portas sociais e pode ser duplo ou simples. Sua abertura se dá na horizontal, mas com um giro de 45° da folha da barreira. Ele requer mais espaço do que os demais, embora tenha muito estilo.

Considere o espaço disponível para abertura do portão automático

Além de conhecer os modelos de portões que estão disponíveis no mercado, também é importante considerar o espaço que cada tipo requer e o que você possui à disposição em seu imóvel.

Em geral, o portão basculante, que tem abertura vertical, é o que menos ocupa espaço. Afinal, ele permanece rente ao teto quando aberto, de modo que não precisa ocupar espaços normalmente ocupados por móveis ou pelos próprios veículos.

Por outro lado, os demais modelos de portões requerem maior espaço à disposição. Os do modelo pivotante, por exemplo, dependem de espaço horizontal em frente a ele, no local em que sua folha girará para permitir a abertura da barreira.

Ainda, os portões de modelo deslizante ou “de correr” requerem espaço lateral para o seu trilho, local para onde a folha se deslocará no momento da abertura do local.

Reflita sobre os tipos de materiais e estruturas

Outro ponto importante ao escolher o portão automático para o seu imóvel se refere ao material e à estrutura. O portão, por exemplo, pode ser de ferro, alumínio ou madeira, independentemente do modelo que seguir.

O ferro possui valor acessível, mas pede manutenção periódica e requer mais esforço do motor para a realização da abertura e fechamento. Já o alumínio possui um preço mais alto, ao mesmo tempo em que requer baixa manutenção e é leve.

No que diz respeito à madeira, ela requer manutenção periódica, mas sua durabilidade, preço e leveza dependerão do tipo de madeira.

Ainda, é possível escolher entre estruturas vazadas ou aquelas que são completamente fechadas, com placas inteiras. Do mesmo modo, é possível combiná-las, com uma parte vazada e outra completamente vedada.

Conte com assistência técnica profissional

Por fim, ao escolher o seu portão automático conte com a assistência técnica de qualidade. Com isso, você faz a melhor escolha e possui apoio de quem entende do assunto para tirar dúvidas e para a manutenção futura.

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!