Um motor elétrico para portão automático pode ser uma ótima solução para quem busca praticidade e segurança no dia a dia, seja em condomínios, casas ou imóveis comerciais. Com ele, não há necessidade de ir até a barreira para abri-la ou fechá-la.
Essas são tarefas que passam a ocorrer a partir de um simples clique em um controle próprio para o portão. A partir dele, o motor é acionado, seja para abertura ou fechamento da barreira.
Mas como, exatamente, funciona este tipo de motor? Se você se interessa por saber mais detalhes sobre este tipo de tecnologia, saiba que está no lugar certo. Abaixo você descobre como é o funcionamento dos motores e as diferenças entre cada tipo. Boa leitura!
Como funciona o motor elétrico para portão automático?
Existem diferentes tipos de portões automáticos. Cada um deles, então, possui um motor com funcionamento próprio de acordo com o tipo de abertura. Desse modo, cabe analisar cada tipo de portão e seu respectivo motor.
Portão basculante
Trata-se do portão automático cuja abertura ocorre pelo levantamento vertical da folha da barreira, que é única. Ele é bastante comum, especialmente pelo fato de que ocupa menos espaços que os demais modelos, eis que a abertura e fechamento ocorrem na vertical.
Aqui, o motor elétrico para portão automático funciona com base em um sistema de contrapesos e cabo de aço. Uma vez que há o acionamento do controle, a barra de torção que fica na parte central da barreira se move e permite a abertura ou fechamento do local.
Neste caso é comum que o motor seja instalado na lateral do portão (ou nas laterais, em casos em que a barreira é mais pesada e requer duas estruturas, que mantêm o equilíbrio e o nível).
Portão deslizante
O motor elétrico para portão automático deslizante funciona de modo a permitir a abertura lateral. Neste caso, ao acionar a barreira, ela se move para a direita ou para a esquerda para permitir a passagem ou o bloqueio do local.
Este modelo de barreira é conhecido como “portão de correr”. Ele necessita, geralmente, apenas de um motor, que funciona a partir de uma engrenagem com conexão a uma cremalheira (regra ou trilho).
Assim, quando há o acionamento do portão, a engrenagem promove o movimento da cremalheira. Com isso, o portão é puxado (para abertura) ou empurrado (para o seu fechamento).
Um ponto importante sobre este tipo de portão se refere à necessidade de grande precisão no momento da instalação. Essa precisão se refere tanto ao peso quanto ao alinhamento, que são essenciais para o funcionamento e a vida útil da barreira automatizada.
Portão pivotante
Por fim, também temos o portão pivotante. Ele se caracteriza pelo movimento da folha em um ângulo de 45° em relação às laterais do portão para permitir a passagem de veículos e pessoas. Por isso, lembra muito as portas sociais.
Aliás, este portão pode ser simples (com apenas uma folha) ou duplo (quando ele é dividido em duas folhas). Quando se trata do primeiro caso, há necessidade de uso de apenas um motor elétrico para portão automático. Já no modelo duplo, são necessários dois motores.
Qual é o melhor tipo de motor elétrico para portão automático?
Isso depende de uma série de questões, que envolvem o espaço para a abertura, o peso dos portões e o alinhamento necessário para o seu funcionamento. Portanto, não se trata de uma resposta simples, de modo que há necessidade de análise caso a caso.
No que se refere ao espaço para a abertura, o portão basculante é que o menos requer espaço. Afinal, ele faz um movimento vertical, de modo que a sua abertura ocorre para um local em que não há disposição de objetos.
Por outro lado, o portão pivotante requer mais espaço, pois a sua abertura ocorre em movimentos de 45°. Assim, necessita de um espaço igual às suas folhas para a abertura correta. Por isso, é comum que seja utilizado em locais em que ele já esteja presente e onde se deseja a automatização.
Já no quesito do peso e bom funcionamento, o portão deslizante é o que requer maior cuidado para o alinhamento correto.