A manutenção portão basculante deve ser feita da maneira correta, evitando novos transtornos. O material é revestido com madeira, garantindo um aspecto sofisticado e chique, sendo uma excelente escolha para as residências.
Ao buscar por esse modelo na internet, é possível verificar informações sobre a manutenção portão basculante. Além disso, esse tipo de material esconde bem o interior de uma residência.
Mas por se tratar de um material natural, ele acaba sofrendo muito com a interferência do tempo. Portanto, é indispensável que os síndicos sigam um protocolo para realizar uma manutenção portão basculante.
Manutenção portão basculante
O material com que o portão é revestido é a madeira, que além de chique, é muito sofisticado. Portanto, essa é uma excelente escolha para quem busca por essas características no ambiente.
O portão basculante é excelente para quem busca por um bom funcionamento, além de seguir uma política de privacidade. Quando você busca por informações sobre esse portão, é possível perceber que esse modelo esconde muito bem o interior da residência.
Mas como se trata de um portão revestido com material natural, é comum que ele se desgaste ao decorrer do tempo. Portanto, é fundamental planejar uma manutenção portão basculante, evitando que maiores problemas sejam causados.
Além de conseguir realizar uma manutenção preventiva no material, é possível fazer uma manutenção. Durante todo o processo, ou seja, desde o planejamento até a execução, é fundamental contar com uma empresa especializada no assunto ao seu lado.
Como fazer a manutenção portão basculante?
Uma das melhores maneiras de seu portão funcionar da forma ideal é a partir de uma manutenção. Essa também é a chave para garantir que sua residência continue segura para você e seus familiares.
Existem vários cuidados que podem ser seguidos diariamente, evitando que o mau funcionamento ocorra. E, quando planejada em períodos ideais, a tendência é que ela te poupe de dores de cabeça futuras.
Então, agora que você sabe da importância da manutenção portão basculante, chegou o momento de descobrir como ela deve ser feita:
Faça uma limpeza e lubrifique o seu portão periodicamente
Caso você já tenha aberto o seu portão manualmente, sabe do esforço que é necessário para completar a ação.
Todo esse esforço no motor pode causar, ao decorrer do tempo, avaria no equipamento, principalmente quando existe atrito nesse mecanismo.
Por essa razão, é fundamental que seja feita uma limpeza periódica no aparelho, além de lubrificá-lo.
É importante que essa parte da manutenção portão basculante seja feita com ele fechado. Pois, dessa maneira, é possível ter total acesso dos trilhos, além de desconectar a energia, evitando possíveis acidentes.
Confira se todos os componentes estão funcionando
Assim que a limpeza estiver finalizada, você deve fazer uma vistoria dos principais componentes desse portão, verificando o estado que cada um deles se encontra.
É importante que, nesse momento, você busque por possíveis amassados, desgastes, peças que estão fora do local e outros componentes.
Também é importante realizar o teste do controle, além do sistema de antiesmagamento.
Tipos de manutenção simples
Além de levar as dicas acima para realizar a manutenção portão basculante, você também deve considerar as seguintes técnicas simples de seguir:
- Para cada tipo de madeira, um cuidado único é exigido. Normalmente, a limpeza desses portões não exige produtos específicos;
- Caso queira conservar o seu portão como novo, lembre-se de remover a poeira do local com um pano suave;
- A sua limpeza deve abranger toda a extensão do portão, contato com as partes superiores e laterais.
Levando em consideração todos esses aspectos, será mais fácil realizar a manutenção de seu portão de maneira simples e rápida.