Cuidar do portão automático de madeira é essencial para garantir a durabilidade de sua estrutura, da sua aparência estética e da sua usabilidade ao longo do tempo.

Com o passar dos anos, a madeira tende a apresentar desgastes. Estes podem ser evitados com os cuidados corretos. A mesma coisa se aplica em relação ao motor e à vida útil dele. Conheça 10 dicas para garantir a maior duração possível do seu portão.

1 – Limpeza regular

É essencial que o portão automático de madeira passe por uma limpeza regular. Para isso, preferencialmente use apenas água e sabão neutro para higienizá-lo. A dupla é suficiente para a remoção de poeira, sujeira e outros poluentes atmosféricos.

Assim, evite o uso de produtos de limpeza abrasivos. Eles podem danificar a superfície da madeira e diminuir a vida útil do portão automático.

2 – Proteção contra intempéries

A grande maioria dos portões fica exposta às intempéries. Neste caso, é crucial que o seu portão automático de madeira conte com uma camada de selante ou verniz específico para o material.

Esses são produtos capazes de proteger a madeira contra os efeitos da chuva, da umidade e dos raios solares. Lembre-se de reaplicar o selante ou verniz de acordo com as instruções do fabricante. Geralmente a indicação é de que isso ocorra a cada 1 a 2 anos.

3 – Verificação de insetos e fungos

A presença de insetos, como cupins, e de fungos pode diminuir a durabilidade do seu portão automático de madeira. Desse modo, é importante que regularmente haja a inspeção da superfície para detectar sinais de infestação.

Uma dica interessante é tratar a madeira com produtos específicos que sejam capazes tanto de afastar os insetos quanto de expulsá-los do local, caso já haja uma infestação.

4 – Manutenção do sistema automático

Os cuidados com o portão automático de madeira não se limitam às folhas. O motor também merece atenção. Verifique regularmente o sistema automático para garantir que todos os componentes estejam funcionando corretamente.

Além de verificá-lo, lubrifique as partes móveis, como trilhos, roldanas e dobradiças. Esse cuidado evita atritos e desgaste excessivo.

5 – Evite impactos e arranhões

Evite bater ou arranhar o portão, pois isso pode danificar a superfície da madeira e a integridade dela. Caso ocorram danos, repare-os imediatamente para evitar que a exposição à umidade e aos raios solares cause ainda mais problemas.

6 – Proteção contra raios UV

Caso haja exposição do portão automático de madeira ao sol, busque reforçar a proteção dele. Para isso, é possível instalar uma cobertura que o mantenha à sombra. Ou, então, aplicar um verniz que conte com protetor solar.

Dessa maneira, torna-se possível evitar ou retardar o desbotamento da cor devido à exposição aos raios UV.

7 – Reparos imediatos

Identificou algum tipo de dano no seu portão automático de madeira, como lascas ou rachaduras? Então providencie os reparos o mais rápido possível. Essa é uma forma de evitar que o problema se torne maior.

Além disso, esses reparos garantem que o portão mantenha a segurança que é de sua responsabilidade. Em caso contrário, ele pode apresentar brechas na proteção do imóvel, as quais podem ser aproveitadas por criminosos para fins de invasão do local.

8 – Isolamento do solo

Mantenha o portão afastado do solo para evitar danos causados pela umidade presente no chão. Para isso, utilize calços ou realize a elevação dos trilhos.

9 – Siga as dicas do fabricante

A manutenção do seu portão automático de madeira requer que você respeite as dicas e instruções do fabricante. Atente-se quanto aos produtos que podem ou não entrar em contato com a superfície da barreira.

Igualmente, confira quais são as orientações para fins de manutenção, especialmente quanto à forma e à frequência para realizá-la.

10 – Conte com orientação de quem entende do assunto

Garantir a máxima vida útil do seu portão automático de madeira é uma tarefa que depende da ação profissional. Ao contar com quem entende do assunto, você pode identificar falhas com antecedência, bem como atuar de modo a preservar a barreira.

Para isso, busque profissionais experientes e que tenham expertise na área. Na SPF Portões você encontra uma equipe que está à disposição para orientá-lo da melhor forma quanto à manutenção do portão para que sua usabilidade seja a maior possível.

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!