Se você tem um portão de correr na sua residência ou imóvel comercial, já pensou em automatizar esse portão? Existem várias vantagens em automatizar o portão de correr do seu imóvel.

Portanto, se você ficou curioso (a) sobre automatizar o seu portão de correr, veja como fazer isso no artigo agora! Confira!

Por que automatizar seu portão de correr?

Quando você considera automatizar o portão de correr do seu imóvel, há várias vantagens nisso:

Mais segurança

O fato de você chegar em casa, não precisar sair do carro para abrir o portão, nem voltar a sair para fechá-lo se traduz em mais segurança a você.

Afinal, o simples fato de você sair do seu carro, deixá-lo aberto para abrir o portão já é uma brecha na segurança. Assim, um ladrão pode aproveitar esse momento para te assaltar.

Já quando você tem um portão automatizado, poderá acionar a abertura sem ter que sair do seu veículo, com bastante tranquilidade. Depois de adentrar o imóvel com seu carro, basta acionar o motor novamente para que o portão seja fechado. Muito mais seguro!

Maior conforto

Imagine a cena: caindo um temporal, com chuva e vento… Mas, você com portão de abertura manual.

Portanto, você terá que sair naquela chuva, se molhar inteiro para abrir o portão. Entrar de volta no seu carro, todo ensopado de chuva, para colocar seu veículo para dentro.

E claro, sair do carro, enfrentar de novo mais chuva para só assim fechar o portão.

Porém, quando você tem um portão automático, você simplesmente aciona a abertura e fechamento do portão com um simples toque no controle remoto.

Sem precisar sair do seu carro, no maior conforto. Bem melhor, não é mesmo?

Valorização do imóvel

Quem pretende ter valorização do seu imóvel deve saber que a instalação de um portão automático valoriza bastante o imóvel. 4

Não tenha dúvidas: entre dois imóveis similares, em um mesmo bairro, o que tiver portão automático terá maior valor de mercado.

Dessa forma, se seu objetivo é que seu imóvel valha mais, então, considere automatizar o portão de correr.

Como automatizar seu portão de correr?

Contrate profissionais do ramo

Primeiramente, você deve contratar uma equipe de profissionais técnicos, para avaliar o estado do seu portão.

De nada adianta pensar em automatizar um portão de correr que já está emperrando com abertura manual.

Muitas vezes, uma manutenção prévia é necessária, com a limpeza dos trilhos, por exemplo e lubrificação das estruturas do portão.

Aqui vai uma dica: quem considera o uso de graxa para lubrificar portão deve ficar atento (a)! Embora a graxa possa resolver em um primeiro momento, com o passar do tempo, sujeira gruda na graxa e ela praticamente vira uma cola.

Então, o que antes ajudava na lubrificação das estruturas, vai virar uma dor de cabeça, contribuindo para emperrar o portão. Portanto, use lubrificantes bastante adequados, próprios para as estruturas metálicas de um portão e não graxa comum.

Verifique a demanda do motor

O segundo passo é verificar qual o tipo de motor deverá ser ideal para automatizar seu portão de correr.

Para isso, é necessário verificar o peso e o tamanho do portão. Considere, por exemplo, um portão de alumínio (bem leve) e um portão de ferro (bem mais pesado), do mesmo tamanho.

É óbvio que no primeiro caso, do portão de alumínio, a demanda do motor será menor do que no segundo caso, em que o portão é bem mais pesado.

Compra das peças adequadas

A automatização de um portão de correr é possível através de um motor, de uma placa eletrônica de acionamento, de sensores de fim de curso e de um controle remoto ou interruptor.

Vamos explicar o que são todos esses itens. O motor é a peça que faz o portão se mexer, deslizando sobre a superfície.

Já a placa eletrônica de acionamento é a placa que receberá o sinal emitido pelo controle remoto ou por interruptor, acionando a parte mecânica do motor. Ou seja, quando você aciona o controle remoto ou interruptor, a placa eletrônica de acionamento receberá esse sinal e passará para que o motor ligue e execute sua função.

Os sensores de fim de curso determinam até que ponto o portão deve ir para abrir ou para fechar. Eles devem estar funcionamento perfeitamente, para que o portão não pare no meio, ou então simplesmente não abra.

E por último, o controle remoto deve estar pareado com a placa de acionamento. No caso de um interruptor, fios ligam a placa até o interruptor.

Assim, seu portão de correr será automatizado e você não terá mais preocupações em relação ao portão do seu imóvel!

Se você ficou com dúvidas sobre esse assunto, contate nossa equipe especializada que certamente te atenderá com muita qualidade e profissionalismo!

Gostou do Assunto? Compartilhe com seus amigos!